Catracas das 27 estações de metrô do Distrito Federal passam a aceitar pagamento com cartões de crédito e débito da bandeira Mastercard que tenham a tecnologia NFC nesta quinta-feira, 29. O meio de pagamento também permitirá o uso das carteiras digitais Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay. Neste caso, serão aceitos também pagamentos com as wallets via smartphone ou relógios inteligentes.

A solução é fruto da parceria entre a bandeira de cartões, a BRB Mobilidade (operadora do Sistema de Bilhetagem Automática do Distrito Federal) e a Transdata (fornecedora da solução de Bilhetagem Digital).

A Mastercard também contribuiu para a implementação do pagamento por aproximação no transporte público de Jundiaí, em 2017. Em 2020, trens e metrôs do Rio de Janeiro passaram a oferecer este meio. Neste caso, a solução foi inicialmente desenvolvida com a Visa e logo depois expandiu para cartões de outras bandeiras. Os pagamentos com NFC também foram adotados nos sistemas de transporte do Rio Grande do Sul e, em 2022, o serviço passou a ser utilizado em todas as linhas de ônibus de Goiânia (GO), Curitiba (PR) e Maceió (AL) e em parte do sistema de transporte de Londrina (PR); e agora em todas as estações de metrô de Brasília (DF).

Samsung

Na última quarta-feira, 28, a Samsung lançou uma solução de pagamento de bilhete de transporte sem a necessidade de destravar o celular. O Samsung Pay Transit está disponível nas catracas do Metrô Rio, no Rio de Janeiro.

O Samsung Pay Transit utiliza a e-wallet Samsung Pay para facilitar a compra de tíquetes do transporte público. Para isso, o usuário deve cadastrar um cartão de crédito ou de débito, podendo ser Mastercard ou Visa. Em seguida, a pessoa aproxima seu smartphone da catraca do metrô e a tarifa é automaticamente cobrada no cartão cadastrado na função Cartão de Transporte do aplicativo. Vale dizer que a solução Samsung Pay Transit está disponível em smartphones compatíveis, como Galaxy A53 5G e os novos Samsung Galaxy dobráveis Z Flip 5G e Z Fold4 5G.