Guilherme Cervieri, vice-presidente de estratégia e M&A da unico

A IDTech brasileira unico (antiga Acesso Digital) adquiriu a CredDefense, empresa nacional especializada em soluções de segurança por biometria facial. O movimento faz parte de uma estratégia da unico de crescer de forma inorgânica após receber aporte de R$ 580 milhões em uma rodada de investimento série B no ano passado. Esta é a sua segunda aquisição desde então: a primeira foi a da Vianuvem, anunciada dois meses atrás. Um dos ativos da CredDefense que despertou o interesse da unico foi sua carteira de clientes no segmento de locadoras de automóveis. A unico adquiriu 100% da CredDefense, mas o valor do negócio não foi divulgado.

“Nosso propósito é muito forte de criar a identidade digital do brasileiro, permitindo a autenticação digital de forma escalável e segura. A CredDefense compartilha dos mesmos propósitos. Estamos no mesmo segmento e percebemos que tínhamos uma baixa interseção de clientes, ou seja, uma boa complementariedade. A unico é forte em bancos, fintechs e varejistas, e a CredDefense está no mercado de locadoras de automóveis e tem um pé no de educação”, relata Guilherme Cervieri, vice-presidente de estratégia e M&A da unico, em conversa com Mobile Time.

A tecnologia antifraude da adquirida também é destacada como um ponto forte, especialmente sua análise comportamental, que calcula um score de fraude para cada cliente. Parte dessa solução pode vir a ser incorporada ao produto da unico, que usa tecnologia desenvolvida pela própria IDTech. A solução de liveness da CredDefense também será avaliada, mas o executivo lembra que a unico recentemente lançou uma versão aperfeiçoada da sua própria ferramenta de prova de vida.

“Até ontem éramos concorrentes, então mergulhamos pouco na tecnologia deles, no molho secreto da CredDefense, porque até os 47 do segundo tempo poderia não sair a aquisição. Havia um risco concorrencial e por isso não nos aprofundamos para não cruzar nenhuma linha com eles. A CredDefense tem tecnologias que nos despertam interesse, mas não está claro a extensão com a qual vamos usá-las”, explica.

Além disso, a unico passa a ser dona do banco de dados da CredDefense. Em fevereiro, esse banco tinha 57 milhões de fotos de rostos de 30 milhões de brasileiros. Cervieri estima que cerca de um terço dessas pessoas não estejam hoje na base da unico, que é a maior de biometria facial do Brasil controlada por uma empresa privada. Ainda não foi decidido se os bancos serão combinados ou mantidos separados – nesta segunda hipótese, a unico passaria a consultar a base da CredDefense, assim como faz com outras, como a do Serpro, por exemplo. 

Todos os funcionários da CredDefense serão absorvidos pela unico. A integração entre as duas empresas deve ser concluída até o final do ano. Os executivos da CredDefense, por sua vez, fizeram um acordo de handover.

Mais aquisições

A unico ainda tem dinheiro em caixa para mais aquisições. Ela está olhando outros ativos também no Brasil, mas não há nada quente para os próximos dois meses, garante Cervieri.