Pietro Labriola; TIM

Pietro Labriola, CEO da TIM Brasil. Foto de divulgação: Ismar Ingber

Pietro Labriola, CEO da TIM, manteve-se sempre otimista durante a apresentação dos resultados financeiros do terceiro trimestre e na coletiva de imprensa, eventos que aconteceram nesta terça-feira, 26. Uma das expectativas é de que a venda da Oi Móvel seja resolvida ainda este ano, em dezembro.

O caso está sendo analisado pelo Cade desde março, quando instaurou uma análise concorrencial. Desde então, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica já pediu: detalhes sobre o contrato de capacidade presente na venda da Oi Móvel; Claro, Vivo e TIM responderam a uma série de questionamentos; e as operadoras já enviaram exemplos de fusões de empresas de telecomunicações europeias semelhantes, para que o conselho possa se basear em casos já existentes.

Labriola acredita que da parte da Anatel, a operação está em conformidade e pode ser concluída. Cabe agora esperar a decisão do Cade.

“Sobre esse assunto, queria começar com uma boa notícia. Durante a audiência pública na comissão parlamentar, um representante da Anatel disse que do ponto de vista da agência, o negócio da Oi não tem nenhum problema e poderia ser aprovado”, disse o CEO da TIM. “Com relação ao Cade, continuo otimista, mas estamos numa situação em que não quero fazer pressão nenhuma à instituição. Eles estão fazendo o trabalho deles. Permaneço positivo e acredito que teremos até o final do ano a aprovação”, explicou.

Infraestrutura pronta

Durante a apresentação dos resultados financeiros, Leonardo Capdeville, CTIO da TIM, explicou que a empresa fez atualizações e ajustes na infraestrutura da empresa ao longo de 2021 para receber os novos clientes vindos da Oi Móvel, sendo parte do Capex deste ano destinado a este objetivo.

“Boa parte do preparo da rede foi feito este ano e a maior parte do investimento também. Poderemos dar suporte aos clientes que vêm da Oi. Por isso, não esperamos um pico para o ano que vem com a finalização da venda da Oi”, resumiu o CTIO.

Labriola complementou a fala de Capdeville informando que a operadora está investindo em tecnologia Massive MIMO para ampliar a capacidade da rede atual. São equipamentos da Huawei que contribuirão com a entrada dos clientes da Oi sem sobrecarregar a rede.