Snapdragon G3x Gen 1 no Handheld Developer Kit

A Qualcomm entrou de maneira tímida no segmento de consoles de mão móvel (handhelds, no original em inglês) nesta quarta-feira, 1º. No segundo dia do Snapdragon Summit, no Havaí, Estados Unidos, a empresa apresentou a nova plataforma de gaming da companhia, o Snapdragon G3x Gen 1 é um console com conectividade celular que consiste em um kit de desenvolvedor, o Handheld Developer Kit.

Embora esteja no material para a imprensa como uma “amostra” do chipset gamer, o diretor de produto sênior da Qualcomm, Micah Knapp, deixou bem claro que “este é um novo dispositivo gamer”, inclusive foi feito em parceria com a Razer, empresa que atua neste mercado há mais de 20 anos.

Similar ao videogame móvel, como um Nintendo Switch, o Handheld Developer Kit possui:

  • Tela OLED screen de 6,65 FHD+;

  • Sistema de resfriamento;

  • Dois sensores de movimento (Haptics);

  • Webcam com resolução de FHD 1080p e dois microfones para live streaming;

  • Opção de ‘Dock and Game’ para plugar o dispositivo em telas 4K por meio de USB or HDMI;

  • Conectividade com 5G mmW e Wi-Fi 6E;

  • Permite jogar games de PC, console e Android;

  • Suporte a acessórios de realidade estendida (virtual ou aumentada).

Cristiano Amon, CEO e presidente da Qualcomm, lembrou que os games móveis crescem mais rápido que qualquer outro setor dos jogos eletrônicos, e, a metade da receita global de games (considerando PCs, games, acessórios e consoles) é mobile, segundo dados da Statista.

Vale lembrar que o mercado de games não é novidade para a Qualcomm, que atua com as plataformas móveis da série “G” desde abril de 2019, os chipsets que são destinados para smartphones gamers de marcas como Xiaomi e Asus.

Chipset gamer

Cristiano Amon, presidente e CEO da Qualcomm, apresenta o Snapdragon G3x Gen

A principal novidade do novo Snapdragon G3x Gen 1 é a plataforma de conectividade Qualcomm FastConnect 6900 Mobile Connectivity, que possui Wi-Fi 6E, e conexão 5G em ondas milimétricas e frequências abaixo de 6 GHz. Outra novidade é o suporte ao AKSys para mapear controle no handset. Também recebe suporte multitela (TVs e óculos de realidade estendida), GPU Adreno e Snapdragon Sound.

PCs

Miguel Nunes, diretor sênior de gerenciamento de produto, com o chipset Snapdragon 8cx Gen3

O evento no arquipélago norte-americano apresentou outras duas plataformas móveis: Snapdragon 8cx Gen3 e Snapdragon 7C+Gen3. Ambos os chipsets são destinados para o segmento de computadores pessoais com Windows e tem como objetivo levar as redes celulares para os notebooks.

Forjado em molde de 5 nanômetros, o Snapdragon 8cx Gen3 tem conexão 5G com release 16 em mmW e sub 6GHz com 7 Gbps de velocidade de download, Wi-Fi 6E, motor de inteligência artificial capaz de realizar 29 trilhões de operações por segundo (TOPS), capacidade de rodar games em full HD com 120 quadros por segundo, sensor de imagem para gravar vídeos em 4K e chip de segurança que protege principalmente as imagens da câmera com Windows Hello.

O Snapdragon 7C+Gen3 é focado para notebooks e chromebooks de entrada, mas também vem apto ao 5G e Wi-Fi 6E, porém a velocidade é mais modesta: 3,7 Gbps de download.

Disponibilidade

O Handheld Developer Kit está disponível para desenvolvedores via site da Razer. Por sua vez, a companhia não apresentou previsão para o chipset gamer, ou seja, exceto pela Razer, não há nenhum parceiro ou lançamento comercial confirmado pela companhia, como acontece habitualmente com smartphones, PCs e até carros.

No caso dos dois processadores para PCs, eles devem ter os primeiros dispositivos comerciais no primeiro semestre de 2022.