Square

Jim McKelvey, CEO do Square, durante o MWC 22

O empreendedor norte-americano Jim McKelvey fundou o Square mais de dez anos atrás para resolver um problema que ele enfrentava como artesão: receber pagamentos por cartão de crédito. Agora, ele acaba de inventar mais dois produtos para resolver outros problemas: o PayMail, uma paywall para email, com o objetivo de filtrar spam; e o Invisibly, um feed de notícias personalizado. Ambos foram lançados há poucos dias e McKelvey aproveitou sua passagem pelo MWC 22, em Barcelona, para apresentá-los nesta quarta-feira, 2.

O PayMail consiste no seguinte: quem não estiver em lista de contatos do usuário e enviar-lhe um email recebe de volta uma ordem de pagamento de 5 centavos de dólar para que a mensagem seja entregue. É como se fosse uma paywall para email, comparou. A ferramenta está disponível gratuitamente como uma extensão do Chrome. Seu primeiro usuário é o próprio McKelvey. Ele começou a usá-la há apenas dois dias, justamente por conta da sua viagem para o MWC 22. Segundo o executivo fundador do Square, seu sistema conseguiu filtrar até agora 99% dos emails recebidos desde então.

Invisibly

O outro serviço se chama Invisibly e consiste em um mural de notícias de jornais e revistas em inglês. As notícias são selecionadas com base nas preferências pessoais do leitor, sem paywall nem publicidade. O usuário pode pagar pela assinatura do serviço, ou ganhar créditos através do compartilhamento de seus dados pessoais ou da participação em pesquisas.

“É um feed de notícias sob o seu controle, porque hoje em dia isso não está sob o nosso controle, mas sim com as plataformas. E como elas querem te deixar engajado, mostram notícias que te revoltam, pois isso gera engajamento. Isso me fez parar de ler notícias nos últimos anos”, relatou.

O Invisibly por enquanto está restrito ao mercado norte-americano.