Lançado nesta sexta-feira, 8, a nova versão do aplicativo do FGTS (Android, iOS) apresentou falhas para usuários, que foram às redes sociais reclamar. Procurado por Mobile Time, o banco explicou por meio de comunicado que a falha foi momentânea e durou apenas 20 minutos pela manhã, por conta do excesso de usuários acessando o sistema. Essa alta no tráfego deixou o aplicativo lento e alguns correntistas não conseguiram acessar suas contas. O problema também afetou outros apps da Caixa, mas não há mais anormalidade.

“O app FGTS apresentou intermitência momentânea na manhã desta sexta-feira. Os serviços foram prontamente restabelecidos e operam normalmente”, informou a companhia.

Por outro lado, em relação à reclamação que alguns usuários estariam com dificuldades para ver o saldo ou vendo zerados, a Caixa relatou que o lançamento do saque extraordinário está sendo feito de forma “gradual”. Portanto, algumas contas já têm o dinheiro para sacar, outras, não. Isso acontece porque a atualização nas lojas de apps é faseada, ou seja, a liberação do update do app acontece aos poucos.

Aplicativo

Disponível nas lojas de aplicativos nesta sexta-feira, o app do FGTS permite aos trabalhadores com direito ao saque extraordinário verem a data prevista que podem retirar e o saldo em conta. O app ainda permite incluir dados cadastrais do usuário para a criação da conta poupança social digital da Caixa e o cancelamento do crédito automático na conta poupança social até 10 de novembro deste ano – caso o crédito já esteja em conta.

De acordo com o calendário de pagamento, o saldo pode ser sacado entre 20 de abril e 15 de junho deste ano, de forma escalonada com base no mês de nascimento do trabalhador. Liberado por meio da Medida Provisória 1.105/22 do último dia 17 de março, o saque extraordinário permite retirar até R$ 1 mil por pessoa.

Uma vez retirado do app do FGTS, o dinheiro será depositado na poupança social digital que pode ser movimentada pelo app Caixa TEM (Android, iOS).

Importante dizer, o usuário que não movimentar o crédito até 15 de dezembro terá o dinheiro devolvido ao seu saldo no FGTS.

Calendário do Saque Extraordinário do FGTS em 2022 (crédito: Caixa Notícias)