O C6 Bank (Android, iOS) inseriu reconhecimento facial como camada de segurança em seu aplicativo. Agora, o cliente que fizer TED, DOC, Pix ou pagamento de valores poderá precisar fazer uma autenticação biométrica de seu rosto para que a transação seja efetuada.

Segundo o banco, a camada de segurança baseada em risco é acionada segundo as regras pré-estabelecidas pelo banco e reúnem uma série de variáveis.

Caso um rosto diferente ao do dono da conta for exibido na biometria, o app será desativado permanentemente naquele aparelho porque presume-se que outra pessoa está com o aparelho e conseguiu de alguma maneira a senha do aplicativo e a transacional. Mas, apesar de ter em poder essas duas informações, não será possível confirmar a transação por conta da biometria.

O reconhecimento facial já é usado pelo C6 Bank para a abertura de conta. O banco solicita que a pessoa cadastre seu rosto, escaneie seu documento e forneça dados pessoais. A partir do cruzamento dessas informações, o C6 Bank confere se o cliente é ele mesmo. Caso a confirmação não aconteça automaticamente, emite-se um sinal de alerta e o processo de abertura de conta é interrompido até que a inconsistência seja checada.

Vale dizer que a biometria possui também o recurso de prova de vida, que comprova que se trata efetivamente de uma pessoa fazendo a abertura da conta e não uma fotografia.

C6 Bank também utiliza a ferramenta para permitir o uso de um novo dispositivo. O banco pede que o cliente digite a senha de acesso de seis dígitos e faça o reconhecimento facial sempre que acessar o app do banco pela primeira vez com um smartphone novo.