O TikTok (Android, iOS) anunciou a abertura de sua plataforma de compras, o TikTok Shop, nesta quinta-feira, 8. Por meio de vídeos interativos, o usuário da rede social chinesa pode descobrir e acessar marcas, vendedores e criadores. Entre as empresas que já anunciaram sua presença no e-commerce brasileiro estão O Boticário, Huawei, L’Oréal, C&A, Riachuelo e Stanley.

Com relação ao modelo de negócios, a rede social fica com uma porcentagem (não divulgada pela empresa) e oferece oportunidades para criadores de conteúdo realizarem publicidades para marcas sem a necessidade de contrato entre as partes.

Na prática, a marca tem duas maneiras de oferecer produtos para serem divulgados por criadores de conteúdo. Na primeira, ela deixa em aberto itens de seu portfólio que podem ser utilizados em vídeos curtos de quaisquer criadores. É a Colaboração Aberta. O criador produz um vídeo, insere a tag do item para revendê-lo. Ele receberá uma porcentagem caso o TikTok identifique o último clique de venda naquela tag.

A segunda modalidade de colaboração com produtores de conteúdo é a Colaboração Direcionada. Neste caso, a marca disponibiliza alguns produtos somente para criadores de conteúdos selecionados.

Em ambas as oportunidades, ganha comissão o TikTok e o criador de conteúdo que fez a venda do produto.

Entregas

Os vendedores são responsáveis pelo estoque dos produtos, mas a entrega será realizada sob a supervisão do TikTok com parceiros – entre eles, os Correios.

A empresa garante entrega para todo o país.

A ideia do TikTok Shop é impulsionar vendedores de todas as regiões do Brasil, fazendo a intermediação entre seus produtos e potenciais clientes.

Tudo é feito dentro do aplicativo, inclusive o checkout e, de acordo com a rede social, foram feitos “investimentos significativos” para garantir segurança a todas as partes.

TikTok Shop para empresas

Entre as opções que as empresas e empreendedores terão à disposição estão:

– Vídeos e Live Shopping, para que os usuários comprem produtos marcados diretamente em vídeos compartilhados no feed Para Você;

– Vitrine: para navegar por itens que, por sua vez, podem ser organizados de forma personalizada na página do perfil;

– Suporte ao vendedor: plataforma (FAQ) para os usuários tirarem suas dúvidas e receberem instruções sobre como vender no TikTok.

Presença no mundo e disponibilidade no Brasil

O TikTok Shop está presente em 14 países: Brasil, México, Estados Unidos, Filipinas, Indonésia, Malásia, Reino Unido, Singapura, Tailândia, Vietnã, Alemanha, Espanha, França e Itália.

No Brasil, a plataforma de e-commerce da rede social começa vendendo produtos de cinco categorias: beleza e saúde; moda; casa e decoração; eletrônicos; e esportes.

A rede social deverá abrir gradualmente para outras verticais conforme o crescimento da plataforma de compras no país. Mas não venderá nenhum tipo de produto da categoria infantil.

Integração

A Magic 5 foi escolhida pela rede social para fazer a integração da plataforma. A empresa unifica 12 marketplaces em uma única plataforma integrada. Com isso, vendedores publicam de forma automatizada seus produtos de maneira mais ágil, além de permitir controle de estoque em tempo real e gestão centralizada de pedidos.

A Magic 5 acumula R$ 5 bilhões transacionados desde 2018, quando iniciou suas operações e já registrou mais de 50 milhões de pedidos em sua plataforma.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!