O TikTok (Android, iOS), plataforma global de produção e distribuição de vídeos curtos, começa a atrair a atenção de marcas que atuam no Brasil e celebridades nacionais. Guaraná Antarctica, Amaro, Desinchá e KitKat são algumas que já criaram contas oficiais para o público brasileiro dentro do TikTok e vêm utilizando a plataforma como um canal de divulgação de seus produtos. Clubes de futebol, como Flamengo e Corinthias, fizeram o mesmo, aproveitando o canal para produzir vídeos de bastidores dos seus times. Com a crescente popularidade no País, especialmente junto ao público mais jovem, o TikTok agora estuda diferentes oportunidades de monetização.

“Atualmente, as marcas podem associar seu conteúdo TikTok a hashtags de sua escolha, formando parcerias com criadores de conteúdo livremente, mas todas as ações têm um efeito orgânico. Também estamos explorando uma variedade de oportunidades de monetização para marcas e criadores, e procuramos testar diferentes formatos mais adiante”, informa Rafaela Furtado, head de parcerias estratégicas na América Latina do TikTok, em entrevista por email para Mobile Time.

Um dos diferenciais da plataforma são suas variadas ferramentas de edição de vídeo, que incluem filtros, máscaras e efeitos diversos, como alteração da velocidade da imagem, assim como adição de trilha sonora a partir de um vasto catálogo na nuvem. Outro diferencial é o esforço da empresa em promover a interação entre seus usuários a partir de desafios de criação de vídeos inspirados em determinadas hashtags locais. Não raro, marcas e celebridades pegam carona nessas campanhas, ou propõem suas próprias.

“Os vídeos imersivos e curtos do TikTok permitem que as marca expressem seu conteúdo e sua voz de forma criativa, usando formatos nativos para alcançar novos públicos, criar afinidade com a marca e direcionar o tráfego para fora da plataforma”, explica a executiva.

Desinchá e Guaraná Antarctica estão entre as marcas mais engajadas com a plataforma no País, com 285 e 107 vídeos publicados, respectivamente, até esta segunda-feira, 6. Em geral são vídeos bem-humorados, uma tendência dentro do TikTok. A Desinchá tem hoje 108 mil seguidores no TikTok e o Guaraná Antarctica, 55,5 mil.

“Na sua essência, o TikTok é uma plataforma para experiências criativas, divertidas e positivas, e as marcas que vemos mais bem-sucedidas são aquelas que abraçam a criatividade e a autenticidade da comunidade TikTok. Por exemplo, recentemente fizemos uma parceria com a marca brasileira Guaraná Antarctica para sua campanha #ÉCoisaNossa”, relata o gerente da comunidade TikTok no Brasil, Rodrigo Barbosa, que também conversou por email com Mobile Time.

Entre as celebridades nacionais presentes na plataforma, destacam-se Felipe Neto, Anitta e Maísa, com 2,6 milhões,1,4 milhão e 1 milhão de seguidores, respectivamente. Entre os clubes de futebol, por sua vez, o Flamengo tem 167 mil  o Corinthians, 35 mil.

Compartilhamento e conteúdo local

O TikTok é usado principalmente por jovens millennials e da geração Z. E há uma predileção por vídeos de humor. Muitos deles são criados no TikTok, aproveitando suas ferramentas, e compartilhados em outras redes sociais, aonde viralizam, comenta Barbosa.

“É muito bom ver o quanto os influenciadores e usuários preferem criar conteúdo no TikTok para depois compartilharem em outras mídias, isso mostra o quanto gostam de nossas ferramentas e efeitos e o quanto eles são fáceis e intuitivos de usar”, diz o executivo. E complementa: Além disso, temos uma estratégia de localização robusta que incentiva os usuários a criar conteúdo relevante para a cultura e as tendências locais. Nossas equipes de operações locais garantem que o TikTok forneça um suporte robusto da comunidade para criatividade e descoberta para nossos usuários locais.”

O TikTok não abre números operacionais, mas a Sensor Tower estima que tenha superado a marca de 1,5 bilhão de downloads acumulados no mundo, somando Android e iOS.