A Algar Telecom e a TIM apresentaram diferentes análises sobre ofertas de serviços de valor agregado (SVA) de telemedicina para seus clientes. O debate aconteceu em painel sobre o tema durante o MobiXD, evento organizado por Mobile Time na última terça-feira, 20.

Algar e a telemedicina

Para Marcio Jesus, vice-presidente de negócios da Algar Telecom, a telemedicina é uma das verticais com potencial para seus clientes finais (B2C) e corporativos (B2B) que adicionam o serviço médico virtual como benefícios para seus funcionários.

“A nossa solução (Mediquo) hoje alcança centenas de milhares de clientes usando os nossos serviços. É uma vertical que temos acreditado muito como uma alavanca de oportunidades neste momento. Até pelas próprias questões da saúde no Brasil que ainda tem desafios grandes”, disse Jesus. “Uma operadora que tem uma escala de alcançar milhões de consumidores, com certeza pode conquistar uma diferença nesse sentido”, completou.

Do outro lado, TIM

TIM

Em foco, Renato Ciuchini, VP da TIM (crédito: Galeria Marcos Mesquita/Mobile Time)

Mas Renato Ciuchini, vice-presidente de estratégia e transformação da TIM, disse ter dúvidas sobre a oferta da telemedicina por operadoras. Em sua avaliação, com base em dados internos da companhia, a telemedicina funciona bem para clientes da classe média e classe média alta, pois esse consumidor quer falar com um especialista e prefere fazer atendimento online a se deslocar para uma clínica ou consultório.

Por sua vez, o consumidor com menos poder aquisitivo prefere fazer o atendimento presencial: “Por mais que seja uma consulta de 15 minutos e que ele tenha que esperar em pé, esse consumidor quer falar com o médico. O médico em carne e osso ainda é uma referência importante para essa camada”, explicou Ciuchini.

“Talvez o mercado mude. Talvez o comportamento mude. Mas o que vemos hoje é que a penetração de telemedicina tem mais sucesso nas classes sociais mais altas que nas classes mais baixas”, detalhou.

Estratégias

Em saúde, a TIM tem uma parceria com a Cartão de Todos desde 2023 com consultas online e presenciais. Segundo relatório financeiro de 2024, o SVA de saúde obteve 162 mil novas famílias e tem potencial de atingir 15 milhões de clientes. Por sua vez, o último relatório financeiro da Algar mostrou que o serviço de saúde Mediquo foi destaque para aumento de receita no B2B e de receita média por usuário (ARPU) no B2C.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!