A Apple apresentou uma série de novidades para os seus sistemas operacionais e para sua inteligência artificial nesta segunda-feira, 9. Em IA, a principal novidade é a expansão do Apple Intelligence para diversos idiomas, inclusive o português brasileiro.

As outras línguas adicionadas ao IA da Apple são: português de Portugal; francês; alemão; italiano; chinês simplificado e tradicional; japonês; coreano; dinamarquês; norueguês; sueco; turco; vietnamita.

Segundo Craig Federighi, vice-presidente de software da empresa, a ideia é deixar a IA mais capaz e eficiente, assim como adicioná-la em mais lugares do seu ecossistema, como iPhone, Apple Watch, Vision Pro, Mac e iPad.

Na prática, a IA da Apple passa a permear diversas aplicações da companhia, como:

  • Tradução ao vivo no Message, Facetime e Telefone;
  • Geração de imagens e GIFs com Image Playgrounds;
  • Uso do Visual intelligence para perguntar sobre detalhes de uma imagem ao ChatGPT, procurar por um objeto online ou colocar um evento na agenda no iPhone;
  • Ter apoio de um assistente com voz generativa (apenas em inglês) para exercícios do Apple Watch, o Workout Buddy;
  • A carteira da Apple poderá resumir e rastrear compras feitas pelo usuário;
  • Criar enquetes com amigos no Mensagens.

Desenvolvedores no Apple AI

Os desenvolvedores também passam a receber mais acesso à IA da companhia, a partir de uma API que permitirá acesso ao modelo de fundação base do Apple Intelligence. Federighi deu como exemplo o app Kahoot, que pode criar um quiz para ajudar um aluno a estudar para uma prova a partir de uma foto das anotações ou o app AllTrails, que sugere rotas de trilhas com base nos pedidos do usuário.

A tradução ao vivo e a criação de imagens e genmojis com o ChatGPT também tem APIs liberadas para desenvolvedores de apps. Outra vantagem com a Apple Intelligence para os developers é a possibilidade de usar a tecnologia (que está plugada ao ChatGPT) para “escrever código, testar, documentar ou corrigir erros” no prompt do Swift Assist.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!

E siga o canal do Mobile Time no WhatsApp!