O projeto do Banco Central com a Febraban para educação financeira Meu Bolso Em Dia ganhou um chatbot. Apresentado durante o Febraban Tech, nesta quarta-feira, 11, o robô de conversação tem como objetivo apoiar o cidadão em sua jornada de aprendizado financeiro, em especial para quitar dívidas.
Feito com inteligência artificial generativa da AWS, o projeto contou com apoio da Flexa Cloud, que criou o robô baseado em 15 anos de dados do Meu Bolso Em Dia. Ele conversa com o usuário por texto e via web para entender como resolver problemas de dívida e inadimplência.
Segundo Raul Moreira, chairman do Banco Original e um dos apoiadores do projeto no board da Febraban, o objetivo do projeto é dar uma escala maior ao Meu Bolso Em Dia com uso de IA e interface de fácil compreensão para usar o robô, ver vídeos e conteúdos.
“É a nova fase do Meu Bolso em Dia”, disse Moreira. “Estamos dando um passo fundamental para que a plataforma do Meu Bolso em Dia dê um salto para ser a ponta de um movimento de mobilização da sociedade. Precisamos proteger o cidadão no novo ambiente que virá na próxima década”, completou.
Meu Bolso Em Dia e a IA
De acordo com o CEO da Flexa Cloud, Deivid Bitti, o chatbot do Meu Bolso Em Dia usou o modelo Amazon Nova, pois é mais direcionado a entregar um material curado e apurado, assim como evitar alucinação. Na próxima etapa do projeto será adicionada interface de voz para o usuário conversar com o bot.
Imagem principal, da esquerda para direita: Cleber Morais, AWS; Luis Mansur, Banco Central; Amaury oliva, Febraban; Raul Moreira, banco Original; Deivid Bitti, Flexa Cloud (crédito: Henrique Medeiros/Mobile Time)