A Netflix (Android, iOS) passará a oferecer os canais da TF1 e TF1+, na França, a partir de julho de 2026. O acordo de distribuição inédito, anunciado nesta quarta-feira, 18, pretende melhorar a audiência dos canais franceses e permitirá acesso tanto aos cinco canais ao vivo da TF1 (TF1, líder de audiência na França, LCI, TMC, TFX e TF1 Séries Films) quanto aos programas da sua plataforma, TF1+.
Segundo o site Le Monde, a parceria causa surpresa, já que o grupo audiovisual privado francês tem a ambição de transformar a TF+1 na principal plataforma gratuita de streaming na França e em países francófonos. A plataforma foi lançada no início de 2024.
A empresa garante que se trata de uma parceria complementar e que a TF1+ continua no centro da estratégia da companhia. Rodolphe Belmer, CEO da TF1, afirma que o acordo permitirá alcançar novos telespectadores em um momento de fragmentação de audiência e aumento de consumo sob demanda.
Os benefícios para Netflix e TF1
Segundo o executivo, a ideia é atingir os assinantes da Netflix, que são muitos e fiéis à plataforma e a estratégia deve permitir aumentar a audiência dos programas da TF1. A monetização será exclusivamente ou principalmente por publicidade.
Belmer considerou o risco de canibalização da TF1+, mas os estudos apontaram para o sucesso da operação – que é aumentar sua audiência.
E, no caso da Netflix, a parceria incrementará a plataforma com conteúdos complementares ao seu catálogo atual.
Foto principal: Greg Peters, co-CEO of Netflix (à esq.) e Rodolphe Belmer (à dir.), CEO da TF1. Crédito: divulgação