A partir de uma certa idade, começamos a sentir necessidade de exercitar nosso cérebro para preservar a memória e a capacidade cognitiva. Jogos com palavras estão entre os mais populares para essa finalidade, vide o sucesso das tradicionais palavras-cruzadas.
Nos tempos atuais, em que terceirizamos nossa memória para o smartphone, sinto que esses exercícios se tornaram ainda mais importantes. Hoje em dia, ninguém decora mais números de telefone, nem compromissos da agenda, muito menos aniversários. Deixamos tudo a cargo de aplicativos no smartphone. Os programas de email e de mensageria usam machine learning para adivinhar a palavra seguinte que queremos. E tem gente que nem se dá mais ao trabalho de escrever um texto, deixando isso aos cuidados de algum chatbot com inteligência artificial generativa. Tudo isso libera espaço e capacidade em nosso cérebro para outras coisas, mas, se não aproveitarmos, o efeito pode ser negativo. Se ficarmos intelectualmente preguiçosos, nosso cérebro vai ficando “fora de forma”, para fazer uma analogia com os exercícios físicos.
É nesse contexto que recomendo o uso do Termo, disponível como web app através de qualquer browser no celular ou no computador. Ele é um jogo de palavras que consiste em descobrir uma palavra escondida de cinco letras.

Print de tela do Termo
Você tem seis tentativas. Em cada uma, o jogo informa quais daquelas letras estão presentes na palavra escondida, e se estão na posição correta (fundo verde) ou errada (amarelo) – veja o exemplo ao lado, após duas tentativas.
Há também as versões Dueto e Quarteto, mas quais você precisa descobrir ao mesmo tempo duas ou quatro palavras, respectivamente.
Só é permitida uma partida por dia. E são as mesmas palavras no mundo inteiro, o que proporciona um efeito de socialização, pois dá vontade de conversar com amigos e parentes que jogam para saber se acertaram ou não. À meia-noite, são trocadas as palavras do Termo, Dueto e Quarteto.
O jogo é viciante. Acabou entrando na minha rotina: jogo diariamente no café da manhã ou quando almoço sozinho. Com o passar do tempo, você vai desenvolvendo uma série de estratégias para ganhar. Uma boa palavra para começar é qualquer uma com cinco letras diferentes, especialmente vogais e consoantes mais utilizadas, como A, O, R, S, L e N.
Mas depois que você fica craque, dá vontade de dificultar a tarefa. Eu agora abro o jogo com a primeira palavra que me vem à cabeça com cinco letras, mesmo que tenha letras repetidas ou consoantes pouco utilizadas, como “urubu” ou “xadrez”. A graça é conseguir vencer mesmo começando mal.
Termo é um ótimo treino para a memória. E serve também para crianças para treinar a ortografia e estender o vocabulário. Recomendo!