A Verifone e a PagBrasil firmaram parceria para lançar o Pix Internacional nos Estados Unidos. Com esta solução, os comerciantes norte-americanos poderão ativar a opção de pagamento Pix em suas maquininhas para compras de consumidores brasileiros na América do Norte.
Para os varejistas, a principal vantagem é a aceitação do meio de pagamento brasileiro sem precisar fazer mudanças no sistema ou trocar o parque de terminais de pagamento, além de não ter risco de chargeback (contestação de compra).
Aos turistas brasileiros, o diferencial é poder pagar uma compra sem as taxas que teriam com cartão de crédito e com conversão de câmbio em tempo real.
Citando dados da International Trade Administration dos EUA, a empresa de pagamentos afirmou que 1,9 milhão de brasileiros viajaram ao país e gastaram US$ 4,1 bilhão em 2024. Mas a expectativa da Verifone é para a Copa do Mundo de 2026 que acontecerá com jogos nos EUA, Canadá e México.
Pix nos EUA
A chegada do Pix Internacional com a Verifone, companhia norte-americana e uma das principais empresas de pagamentos do mundo, acontece em um momento de escalada na disputa comercial entre EUA e Brasil.
O governo do presidente Donald Trump abriu uma investigação comercial no último dia 15 de julho contra seu par brasileiro. De acordo com o US Trade Representative, a seção 301 foi aberta por suspeitas de práticas consideradas desleais contra empresas norte-americanas, entre elas o Pix que afetaria companhias dos segmentos de pagamentos eletrônicos e comércio digital.
Imagem principal: Ilustração produzida por Mobile Time com IA