A funcionalidade de Call Screening do iOS 26, recurso de triagem de chamadas, terá versão em português a partir de seu lançamento público, disseram fontes próximas ao tema e que confirmaram ao Mobile Time. O novo sistema operacional da Apple tem lançamento oficial no fim do terceiro trimestre deste ano (outono nos Estados Unidos).
Vale dizer, no entanto, que a solução não está na versão beta pública, para desenvolvedores, e que foi lançada na última quinta-feira, 24.
O Call Screening é um recurso do iOS 26 que permite filtrar chamadas de números desconhecidos antes que o telefone toque para o usuário. Na prática, a chamada é atendida automaticamente, pergunta-se quem está ligando e o motivo da ligação. No fim, transcreve as informações na tela do usuário para que ele decida se atende ou não.
iOS 26, segurança como prioridade
Na nova versão de seu sistema operacional móvel, a companhia trabalhou fortemente para garantir um OS que protege mais o usuário ao estipular: menos coleta de dados; fazer o máximo possível de operações no dispositivo; trazer mais transparência aos processos; e oferecer segurança por padrão.
Um exemplo dessa estratégia é o uso do Apple Intelligence. Protegido pela Private Cloud e com parte de sua operação rodando no iPhone, a Open AI e o ChatGPT (parceiro de IA generativa da Apple) não têm acesso à conta do usuário, não usam os seus dados para treinamento de modelos e o protocolo IP está mascarado.
O novo sistema operacional terá proteção contra roubo por padrão, ou seja, o ladrão terá mais dificuldade para acessar dados como conta e trocar o Face ID. No Safari, o destaque é que as extensões terão tempo limite, assim diminui possibilidade de coletar mais dados do consumidor.
Mas uma das funções que deve ajudar mais o usuário é o histórico de senhas. A partir do update do app Senhas, o usuário poderá identificar quais senhas um determinado acesso já teve.
Mensageria
Outra informação confirmada por fontes é que a Apple já está usando solução de proteção pós-quântica em mensageria, ou seja, uma forma de estar um passo adiante dos fraudadores.
Tradicionalmente, a companhia usa criptografia de ponta a ponta desde 2011 no Mensagens, mas agora coloca essa camada adicional para mitigar riscos para os seus usuários em eventuais ataques com plataformas quânticas.
Imagem principal: Call Screening no iOS 26 (divulgação/Apple)