A Canalys estima que o mercado de smartphones do sudeste asiático caiu 1% no segundo trimestre de 2025 com 25 milhões de remessas de unidades, ante 25,3 milhões de um ano antes. A companhia de análise de mercado credita o resultado às tensões comerciais entre China e Estados Unidos.
Na avaliação, as fabricantes estão realinhando suas cadeias de suprimentos fora do território chinês para priorizar os envios aos norte-americanos. Essas ações estão impactando a produção e a alocação de estoques da China para o sudeste asiático e EUA.
Também traz impacto às remessas a volatilidade cambial e a desvalorização do dólar com o tarifaço imposto ao comércio global pelo presidente norte-americano Donald Trump.
Porém, algumas OEMs estão se beneficiando com estratégias ligeiras de produtos e canais, ante outros que estão sendo afetados pela intensificação e concorrência.
Marcas com smartphones

Resultado de fatia de mercado
A Xiaomi liderou o ranking das cinco marcas com mais remessas no segundo trimestre de 2025 com 4,7 milhões de peças no sudeste asiático, um aumento de 8% contra 4,4 milhões de um ano antes. A Transsion aparece na sequência com o principal aumento do setor, 17%, de 4 milhões para 4,5 milhões de handsets.
Na visão da Canalys, as duas empresas têm liderado por oferecerem smartphones com preço competitivo e estratégia comercial agressiva, como o início das vendas via TikTok Shop. Por sua vez, os outros competidores do topo estão sofrendo e tiveram quedas nas vendas.
A Samsung caiu 3%, de 4,5 milhões para 4,3 milhões, algo que não foi maior pela diversificação de canais com avanço no B2B e resultado de vendas no segmento premium. Por sua vez, a Oppo teve queda de 20%, de 4,3 milhões para 3,5 milhões de peças. E a vivo (no Brasil conhecida como Jovi) caiu 21%, de 3,5 milhões para 2,8 milhões.
Fora do ranking, um destaque positivo é a Honor que dobrou suas vendas (121%), de 452 mil para o seu primeiro milhão de peças enviadas.
Imagem principal: A ilustração no alto foi produzida por Mobile Time com IA