A DMA Brasil apresentou nesta quinta-feira, 21, durante o Super Bots Experience, os resultados obtidos pela solução Protect Call na prevenção de fraudes telefônicas. Lançada no ano passado, a solução já evitou, até aqui, mais de 102 milhões de golpes somente no Brasil e teve sua eficiência ampliada com o uso de inteligência artificial a partir de dezembro do ano passado.
De acordo com dados apresentados por Flávia Pollo Nassif, CEO da DMA, entre os meses de março de 2024 e novembro do mesmo ano, a solução detectava dezenas de milhares de golpes por mês(foram 173,5 mil em novembro). A partir do uso da IA, as detecções subiram para a casa de milhões, começando com mais de 5 milhões em dezembro do ano passado e chegando a 19,5 milhões de golpes no último mês de julho.
“Nossa solução de digitalização de chamadas já é conhecida. No ano passado, estávamos em uma reunião no Banco do Brasil e nos sugeriram um novo uso para nossa tecnologia: proteger os brasileiros contra o golpe da falsa central. Isso é viabilizado pela mesma tecnologia que digitaliza as ligações”, explicou a executiva.
DMA e sua comunidade de empresas
Flávia lembrou que, somente no ano passado, 24% dos adultos brasileiros foram vítimas de algum tipo de fraude digital ou telefônica, gerando perdas de R$ 26 bilhões. No golpe da falsa central, 62% das tentativas partem de números móveis e cada vítima recebe cerca de três tentativas todos os meses.
“Temos uma comunidade B2B colaborativa formada por mais de 170 grandes empresas e reunimos estas empresas para digitalizar o país”, disse. Não por acaso, mais de 11 milhões de ligações diárias passam pelos sistemas da DMA, que protegem mais de 140 milhões de dispositivos no Brasil. “Quando detectamos uma falsa central, encerramos a chamada e abrimos uma comunicação visual alertando sobre a tentativa de golpe e oferecendo orientações”, explicou.
A solução também identifica comportamentos suspeitos e seus números de origem. “Hoje chegamos ao ponto em que nós avisamos aos nossos clientes sobre os novos números de golpistas”, contou, lembrando que as organizações criminosas estão investindo cada vez mais em crimes digitais, exigindo novas formas de proteção.
Super Bots Experience 2025
Evento organizado por Mobile Time, o Super Bots Experience acontece nesta quinta-feira, 21, e na sexta, 22, no WTC, em São Paulo. Nesta sexta, haverá painéis sobre o marco legal de inteligência artificial, com a participação de especialistas sobre o tema; empresas de setores diversos debaterão as vantagens e desvantagens de cada estratégia de posicionamento móvel para relacionamento com seus clientes; entre outros.
Entre as empresas participantes do evento nesta sexta estão DMA, Claro, Vivo, Nio, Blip, ElevenLabs, iFood, Bemobi, Inter, Itaú, Magie, entre tantas outras.
A agenda completa e mais informações estão disponíveis em www.botsexperience.com.br.
