O Conselho Tutelar de Piracicaba/SP lançou um aplicativo voltado para o fortalecimento da rede de proteção a crianças e adolescentes. A ferramenta Conexão Cidadã foi desenvolvida pelos alunos do projeto social Vem Ser Dev, com apoio do Instituto Pecege, além das instituições Stack2U, ATEPI e DEVPIRA.
O aplicativo reúne informações sobre serviços públicos, políticas voltadas à infância e canais de contato com os Conselhos Tutelares. A ideia é reduzir barreiras de comunicação, agilizar atendimentos e ampliar a participação da sociedade na defesa dos direitos de crianças e adolescentes.
O desenvolvimento do app foi conduzido e liderado pela startup Stack2U junto aos alunos do Vem Ser Dev e contou com o apoio do Pecege. O projeto oferece qualificação gratuita na área de tecnologia da informação para jovens em situação de vulnerabilidade social.
O aplicativo tem a gestão e atualizações feitas pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), já está disponível para download neste link.
Com o debate sobre adultização de crianças e adolescentes ainda em evidência, municípios vizinhos a Piracicaba já demonstram interesse em levar o aplicativo para suas cidades.
Dados da SaferNet, que apura o tema da segurança digital, apontam que só em 2023 foram registradas 71.867 denúncias de abuso e exploração sexual infantil na internet, o maior número da série histórica iniciada em 2006. Apesar de uma queda no ano passado, com cerca de 53 mil registros, ainda o quarto maior índice em duas décadas, o acumulado dos dois anos ultrapassa 125 mil denúncias.