A América Latina registrou crescimento de 2% no envio de smartphones ao varejo no segundo trimestre de 2025, alcançando 34,3 milhões de unidades, de acordo com dados da Canalys.
A Samsung cresceu 8% ano contra ano e manteve sua liderança com folga, chegando a 11 milhões de unidades. Os modelos Galaxy A06 e A16 representaram mais de 60% dos embarques da sul-coreana e a fabricante encerrou o trimestre com 32% de market share na região.
A Xiaomi manteve a segunda posição, com incremento também de 8% e 6,7 milhões de smartphones enviados ao mercado latino-americano. De acordo com a Canalys, parte da Omdia, as versões 4G do Redmi A5 e 14C impulsionaram o crescimento da fabricante, especialmente na Argentina, Colômbia e América Central. Seu market share ficou em 20%.
A Motorola ficou em terceiro lugar, com 15% de mercado, mas, ao contrário das outras, teve queda de 10% nos embarques, somando 5,1 milhões de unidades. HONOR e TRANSSION completaram o top 5 com resultados opostos: a HONOR cresceu 70%, atingindo o recorde de 2,9 milhões de unidades, e 8% de market share, enquanto a TRANSSION caiu 23%, para 2,4 milhões de unidades e 7% de quota de mercado.
O desempenho da HONOR foi em grande parte impulsionado por seus modelos da série X, juntamente com a versão ‘Lite’ do Magic7 e da série 400. A América Central tornou-se a principal base da HONOR, superando o México como seu maior mercado na região durante os dois primeiros trimestres de 2025, informou a empresa de análise de mercado.
Mercados regionais da América Latina
Vale dizer que os mercados regionais variaram significativamente. No Brasil, por exemplo, houve queda de 3% em comparação com o segundo trimestre de 2024 por saturação da demanda após um forte movimento competitivo nos últimos anos. No México, a queda foi ainda mais acentuada, 10%. O crescimento – depois de dois anos de declínios e ajustes –aconteceu na América Central, Colômbia e Argentina, regiões que registraram incrementos de dois dígitos.