O Itaú Unibanco lançou, nesta sexta-feira, 29, funcionalidades voltadas para a proteção dos clientes pessoa jurídica (PJ) contra golpes e fraudes. O Hub de Segurança, Alerta Pix e Alerta de Ligação já estão disponíveis e as funcionalidades atendem à realidade dos altos registros dos crimes de golpe e fraude digital aliado à alta quantidade de operações bancárias pela internet no país atualmente.
Hub Empresas
O banco criou uma área no aplicativo Itaú Empresas que reúne todas as ferramentas e informações destinadas à proteção contra fraudes e golpes financeiros oferecidas pelo banco, o Hub de Segurança.
Os clientes podem customizar as funcionalidades de segurança, o que aumenta a autonomia e controle sobre as operações financeiras e permite uma maior conscientização para prevenção de golpes e fraudes.
Algumas das funcionalidades do Hub de Segurança PJ são:
- Localização: Utilização de dados de localização para identificar casos de possíveis fraudes com maior precisão;
- iToken e dispositivo autorizado: Mecanismo exclusivo de proteção que garante segurança máxima nas transações no aplicativo;
- Reconhecimento facial: Recurso de confirmação de identidade para uma experiência mais segura;
- Ajustes de senhas e acessos: Conjunto de funcionalidades para configuração de acessos aos canais digitais do banco, consulta, alteração ou recuperação de senhas;
- Funcionalidades de cartões: Opções de fácil acesso para gestão de cartões virtuais, configuração de carteiras digitais e bloqueios temporários ou emergenciais de cartões ou funcionalidades específicas do cartão;
- Controle de acessos aos dispositivos: Recurso que auxilia na consulta de histórico de logins no aplicativo;
- Dicas de segurança: Orientações práticas sobre como se proteger de golpes e identificar fraudes comuns.
Alerta de Ligação e Alerta Pix
Para prevenir o golpe da falsa central telefônica, o Itaú apresentou a funcionalidade Alerta de Ligação, que atua como um alerta em tempo real para chamadas suspeitas.
O cliente verá um aviso na tela do aplicativo Itaú Empresas, ao receber uma ligação suspeita, alertando que a ligação pode ser potencialmente fraudulenta. O banco também criou alertas para notificar clientes sobre transações suspeitas, com avisos contextualizados na tela do app, o Alerta Pix.