
Capa da pesquisa
Um em cada três adolescentes brasileiros com idade entre 13 e 16 anos e que possuem smartphone utiliza o ChatGPT, revela a nova edição da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box “Crianças e adolescentes com smartphone no Brasil”, que acaba de ser lançada.
Foi a primeira vez que o ChatGPT foi incluído na lista de apps verificados pela pesquisa. Seu uso é crescente de acordo com a idade da criança/adolescente. Na faixa de 10 a 12 anos, por exemplo, 18% utilizam o app de IA generativa.
Verifica-se também uma proporção maior de uso entre crianças e adolescentes de famílias mais abastadas. Naquelas das classes A e B, considerando agora todas as idades, 27% usam o ChatGPT, contra 20% daquelas da classe C e 20%, das classes D e E.
YouTube lidera entre as crianças
O YouTube é o aplicativo mais popular entre as crianças e adolescentes brasileiros que possuem smartphone. Ele lidera em todas as faixas etárias acompanhadas pela pesquisa, menos entre adolescentes de 13 a 16 anos.
A utilização do YouTube cresce gradativamente conforme a idade. 54% das crianças de 0 a 3 anos com smartphone veem vídeos nesse app, de acordo com seus pais. E o percentual alcança 78% quando analisado o grupo de 13 a 16 anos. Nessa faixa, porém, o YouTube é superado pelo WhatsApp, usado por 87% dos jovens.
Quedas de Facebook, Instagram, Netflix e Google entre adolescentes
Em comparação com a edição do ano passado da mesma pesquisa, aconteceram quedas relevantes de utilização de Facebook, Instagram, Netflix e Google entre adolescentes. A proporção de jovens de 13 a 16 anos que usam o Facebook caiu de 44% para 27%. No Instagram, baixou de 77% para 69%. No Google, de 68% para 58%. E no Netflix, de 53% para 44%. Aliás, neste último também houve queda expressiva no grupo de 10 a 12 anos, de 40% para 31%.

Fonte: Panorama Mobile Time/Opinion Box Crianças e Smartphones no Brasil 2025
Roblox na frente entre os games
Roblox continua sendo o jogo mais popular entre crianças e adolescentes no Brasil e avançou um pouco mais nessa liderança em comparação com o ano passado: subiu de 25% para 28% a proporção dos responsáveis que o apontam como o game que seus filhos mais jogam no celular. Em 2023 eram 18%, o que indica um crescimento contínuo do Roblox.
Controle parental aumenta
Aumentou a utilização de ferramentas de controle de conteúdo no smartphone de crianças e adolescentes nos grupos de 10 a 12 anos e de 13 a 16 anos. No primeiro, a proporção de responsáveis que adotam esse recurso subiu de 58% para 62%, na comparação com 2024. No segundo, de adolescentes, passou de 32% para 38%.
Para esta pesquisa, Opinion Box entrevistou 2.005 brasileiros que possuem smartphone e que são pais de crianças e adolescentes de 0 a 16 anos entre os dias 3 e 28 de julho. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais. O relatório completo pode ser baixado gratuitamente aqui.