O WhatsApp é o aplicativo mais utilizado por adolescentes brasileiros entre 13 e 16 anos de idade. É o que revela a sétima edição da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre o uso de smartphones por crianças e adolescentes. É a primeira vez que a pesquisa incluiu pais e mães de adolescentes – nas seis edições anteriores o estudo se restringia aos hábitos de crianças de 0 a 12 anos.

A pesquisa foi feita com 1.983 brasileiros que possuem smartphone e que são responsáveis por crianças e adolescentes de 0 a 16 anos. Neste grupo, descobriu-se, por exemplo, que 90% dos adolescentes já possuem smartphone próprio, enquanto 6% ainda usam emprestado dos pais e 4% não têm acesso a esse dispositivo. E o principal motivo para o adolescente ganhar um smartphone é para a sua “segurança quando está fora de casa”, apontam 54% dos pais entrevistados.

O tempo médio diário de uso do smartphone cresce conforme a idade e chega a 3 horas e 58 minutos entre os adolescentes de 13 a 16 anos. Nesta faixa etária, 88% já utilizam o WhatsApp. Em seguida, vêm YouTube (83%), Instagram (77%) e TikTok (65%), de acordo com os pais, a partir de uma lista de 15 apps apresentados pela pesquisa. O relatório integral pode ser baixado de graça neste link. 

Mobile Time repercutiu os resultados da pesquisa em uma entrevista em vídeo com a Dra. Julia Machado Khoury, médica pela UFMG, psiquiatra do HC-UFMG, mestre e doutora em dependências tecnológicas pela UFMG. Assista aqui.