A healthtech portuguesa Nutrium (Android, iOS) levantou US$ 12 milhões em uma rodada Série A liderada por Vesalius Biocapital, com participação da Lince Capital e da Indico Capital Partners. A startup voltada para o B2B conecta mais de 3 milhões de pessoas a uma rede com 350 mil nutricionistas espalhados por mais de 90 países.
O valor arrecadado será utilizado para reforçar a presença da empresa em mercados como Brasil e Estados Unidos, realização de contratações, brand awareness, além de promover a inovação da tecnologia do programa.
A Nutrium oferece ao mercado corporativo a solução Nutrium Care, que fornece acompanhamento nutricional personalizado com foco em prevenção, eficiência e sustentabilidade de custos. O programa mistura profissionais, inteligência artificial e possui um modelo de precificação baseado em resultados dos pacientes, ou seja, o valor só será pago conforme o impacto do programa.
No Brasil, a plataforma está disponível no Wellhub.
Vale dizer que, em 2024, o programa registrou crescimento superior a 400% em receita anual recorrente.
Nutrium e o uso da IA
A mistura entre nutricionistas e IA permite que o profissional faça um acompanhamento próximo, mas com a ajuda da tecnologia, cuja função é apoiar da seguinte forma:
– Simplificar as tarefas mais complexas para paciente e nutricionista. No caso do paciente, uma das metas é aumentar a adesão ao diário alimentar;
– Apoiar o nutricionista a identificar diferenças de comportamento;
– Dar ao paciente respostas em tempo real;
– Incentivar pacientes que ainda não se sentem preparados para a consulta e procuram algo autônomo.
De acordo com a empresa, a IA se alimenta de duas formas para fornecer recomendações: ou elas são feitas pelo nutricionista do paciente ou com base científica adaptada às preferências e restrições da pessoa.
A Nutrium se serve de um segundo modelo para validar a recomendação feita pelo primeiro modelo. E ainda passa pela supervisão do nutricionista.
As métricas usadas pela healthtech são perda de peso e bem-estar para o paciente; e, para o negócio, diminuição das ausências no trabalho, engajamento, ROI e retenção de colaboradores.
Foto principal: app da Nutrium/divulgação