A healthtech portuguesa Nutrium (Android, iOS) levantou US$ 12 milhões em uma rodada Série A liderada por Vesalius Biocapital, com participação da Lince Capital e da Indico Capital Partners. A startup voltada para o B2B conecta mais de 3 milhões de pessoas a uma rede com 350 mil nutricionistas espalhados por mais de 90 países.

O valor arrecadado será utilizado para reforçar a presença da empresa em mercados como Brasil e Estados Unidos, realização de contratações, brand awareness, além de promover a inovação da tecnologia do programa.

A Nutrium oferece ao mercado corporativo a solução Nutrium Care, que fornece acompanhamento nutricional personalizado com foco em prevenção, eficiência e sustentabilidade de custos. O programa mistura profissionais, inteligência artificial e possui um modelo de precificação baseado em resultados dos pacientes, ou seja, o valor só será pago conforme o impacto do programa.

No Brasil, a plataforma está disponível no Wellhub.

Vale dizer que, em 2024, o programa registrou crescimento superior a 400% em receita anual recorrente.

Nutrium e o uso da IA

A mistura entre nutricionistas e IA permite que o profissional faça um acompanhamento próximo, mas com a ajuda da tecnologia, cuja função é apoiar da seguinte forma:

– Simplificar as tarefas mais complexas para paciente e nutricionista. No caso do paciente, uma das metas é aumentar a adesão ao diário alimentar;

– Apoiar o nutricionista a identificar diferenças de comportamento;

– Dar ao paciente respostas em tempo real;

– Incentivar pacientes que ainda não se sentem preparados para a consulta e procuram algo autônomo.

De acordo com a empresa, a IA se alimenta de duas formas para fornecer recomendações: ou elas são feitas pelo nutricionista do paciente ou com base científica adaptada às preferências e restrições da pessoa.

A Nutrium se serve de um segundo modelo para validar a recomendação feita pelo primeiro modelo. E ainda passa pela supervisão do nutricionista.

As métricas usadas pela healthtech são perda de peso e bem-estar para o paciente; e, para o negócio, diminuição das ausências no trabalho, engajamento, ROI e retenção de colaboradores.

Foto principal: app da Nutrium/divulgação

 

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