A Qualcomm anunciou a aquisição da Arduino, empresa especializada no desenvolvimento de hardware e software abertos para a construção de protótipos de equipamentos eletrônicos interativos que conectam os mundos físico e digital. O valor da aquisição não foi revelado e a conclusão da operação ainda depende de aprovação pelos órgãos competentes. A marca Arduino será mantida, informam as empresas.

Um dos maiores ativos da Arduino é a sua comunidade global composta por 33 milhões de desenvolvedores. Para a Arduino, por sua vez, se tornar uma empresa da Qualcomm significa ter acesso facilitado a processadores de última geração da companhia norte-americana, o que será importante para aplicações relacionadas à inteligência artificial a partir de agora.

Um primeiro fruto dessa união foi divulgado junto com a aquisição: o Arduino UNO Q, um computador de placa única com arquitetura de “cérebro duplo” que usa a plataforma Qualcomm Dragonwing QRB2210. O UNO Q tem como objetivo viabilizar soluções de som e visão com inteligência artificial que reagem ao ambiente ao redor. O UNO Q é compatível com o software de programação Arduino IDE e é a primeira placa que poderá trabalhar no Arduino App Lab, novo ambiente de desenvolvimento integrado da fabricante.

A imagem no alto foi produzida por Mobile Time com IA

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!

E siga o canal do Mobile Time no WhatsApp!