A Uber (Android, iOS) integrou em seu aplicativo o Serviço 190, número da Polícia Militar, no Distrito Federal.
A partir de agora, o motorista parceiro ou o usuário que acionar o botão para ligar para a polícia pelo app será encaminhado para o Centro de Operações da Polícia Militar, que, por sua vez, receberá automaticamente a localização em tempo real, informações da viagem – como placa, marca, modelo e cor do veículo, e dados da pessoa que acionou o serviço 190. Não será necessário repassar essas informações por telefone.
A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal e a Uber assinaram o termo de cooperação em abril, e a operação iniciou nesta quarta-feira, 8, após a fase de treinamento e integração de sistemas.
A integração contou com a tecnologia da RapidSOS, que permite o envio desses dados aos serviços de emergência. Ela conecta os dados de um dispositivo ou app móvel ao serviço local de respostas a emergências.
A solução de integração entre o app da Uber e do serviço 190 já está disponível em outros cinco estados do Brasil (Rio de Janeiro, Maranhão, Amazonas, Pará, Bahia), além de 1,2 mil cidades dos Estados Unidos e outros estados no México, Canadá e da África do Sul. Todos contam com a tecnologia da RapidSOS.