O Gemini acirrou a disputa pela preferência do consumidor no mercado de assistentes de inteligência artificial generativa em setembro no mundo. O esforço comercial e de marketing do Google nas últimas semanas fez efeito e o aplicativo do Gemini aumentou em mais de cinco vezes o seu volume mensal de downloads no mundo, passando de 14 milhões de instalações em agosto para 76 milhões em setembro. Com isso, assumiu a vice-liderança no ranking mundial de downloads de apps móveis, encostando no ChatGPT, que se manteve em primeiro lugar. Os dados foram levantados por Mobile Time na plataforma da AppMagic e somam as lojas App Store e Google Play.
O ChatGPT, por sua vez, registrou uma queda de 21% em downloads em setembro. Em agosto, ele havia sido instalado 108 milhões de vezes. Agora, foram 85 milhões. Se essa tendência de alta do Gemini e baixa do ChatGPT continuar, o app do Google tem chance de se tornar pela primeira vez o mais baixado no mundo já em outubro.
Outro que registrou uma queda significativa foi o marketplace Temu. Seu volume total de downloads caiu de 33 milhões em agosto para 23 milhões em setembro, uma redução de 30% que o retirou da lista dos dez mais baixados do mês – o Temu ficou na 11ª posição desta vez.
Os demais aplicativos na lista são os mesmos do mês passado, com pequenas variações na ordem do ranking. Enquanto CapCut e Telegram subiram algumas posições, Roblox e Threads caíram um pouco. O Roblox, único jogo no top 10, registrou uma diminuição de 24%, baixando de 33 milhões para 25 milhões de instalações mensais na comparação entre agosto e setembro.
Vale destacar a força da Meta entre as big techs quando o assunto é aplicativo móvel. Ela é a companhia com mais apps no ranking dos dez mais baixados: Instagram, Facebook, WhatsApp e Threads. A ByteDance tem dois (TikTok e CapCut).
Veja abaixo a lista dos dez apps mais baixados no mundo em setembro de 2025.
A ilustração no topo desta matéria foi produzida por Mobile Time com IA