A Anatel vai lançar nos próximos dias uma consulta pública para avaliar o nível de conectividade de universidades públicas e institutos federais (IFs). O objetivo é fazer um diagnóstico nessas instituições – federais, estaduais e municipais – para entender as condições de conectividade nesses ambientes.
De acordo com Octávio Pieranti, conselheiro da agência responsável pela iniciativa, as perguntas ainda estão em aberto. “Vamos começar a traçar esse panorama, mas existem alguns indícios que nem todas as universidades e institutos federais estão conectados à RNP, que deveria ser normal, regular nas universidades”, comentou.
Há também uma preocupação para investigar não somente os principais campus dessas instituições, mas também dos campi e de estruturas ligadas às universidades ou institutos federais – como hospitais universitários, colégios de aplicação, fazendas modelos, entre outros.
Conectividade na Educação Básica
“Tradicionalmente a Anatel e o Ministério das Comunicações têm olhado para políticas de conectividade referentes à Educação Básica, e nos parece importante termos um quadro também sobre o Ensino Superior. Será a primeira tomada de subsídios para ouvir as universidades e os institutos federais e quais são as condições. A partir daí, esses dados podem servir para a implementação de políticas públicas”, complementou Pieranti.
A tomada de subsídios deverá ter seu resultado divulgado ainda este ano.