A Vivo lançou nesta sexta-feira, 17, um modo de segurança para quando o usuário estiver fora de casa. Batizado como ‘Proteção Rua’, o serviço funciona com o usuário definindo uma localização segura (como sua casa ou escritório) no celular e, quando sai desse ambiente, os apps escolhidos do seu celular ficam bloqueados.

Fora desses locais protegidos, o usuário só pode abrir os apps com uma senha que é cadastrada no momento da ativação. Também é possível criar uma chave de ameaça para emergências, ou seja, uma senha que ao ser digitada envia uma mensagem informando a localização para um contato de confiança previamente cadastrado.

Ao todo, o usuário pode cadastrar 20 locais seguros em um perímetro de 1 quilômetro.

Como parte do conjunto de soluções da plataforma Modo Seguro da operadora, o cliente precisa:

  1. Acessar o app da Vivo (Android, iOS);
  2. Selecionar a opção ‘Proteção Rua’;
  3. Clicar em ‘Saber Mais’ e depois ‘Continuar’;
  4. Escolher a linha que receberá a camada de segurança e confirmar a transação.

Apto para smartphones Android a partir da oitava versão e iPhones a partir do iOS 16, o serviço custa R$ 5 por mês e está disponível para assinantes pós-pagos e controle.

Importante lembrar, a proteção para o usuário na rua não é uma novidade oferecida por grandes empresas. Por exemplo, os bancos C6 e Nubank já oferecem bloqueios em transações financeiras de alto valor quando o usuário está fora de uma localização segura.

Em 2024 no Brasil, 917 mil celulares foram roubados ou furtados, uma queda de 13% contra 1 milhão de um ano antes, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Contudo, a média segue alta com o equivalente a 431,7 roubos ou furtos por 100 mil habitantes.

Imagem principal: A ilustração no alto foi produzida por Mobile Time com IA

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!

E siga o canal do Mobile Time no WhatsApp!