A Atom, desenvolvedora de agentes de IA da América Central com atuação em mais de 20 países, acaba de chegar ao Brasil. A empresa, que é um BSP da Meta, contratou o executivo Gabriel Barbosa como country manager e mira nos setores automotivo, imobiliário e de ensino superior.

“Focamos em setores mais complexos, nos quais o consumidor precisa pesquisar muito, levando mais tempo para se decidir. Ajudamos a melhorar a conversão nessas jornadas”, explica Barbosa, em conversa com Mobile Time.

A Atom tem diversas empresas do setor automotivo e de ensino superior entre seus clientes na América Latina, incluindo Hertz, as universidades CNCI e as concessionárias do Grupo Bonn. E também tem experiência em telecomunicações: a operadora Tigo é sua cliente.

Agentes multimodais e omnichannel

Os agentes de IA criados pela Atom são omnichannel e multimodais. Isso significa que a jornada pode começar em um canal e continuar em outro, sem perda do contexto, e que o agente é capaz de entender texto, áudio e imagem.

A compreensão de imagens serve tanto para leitura de documentos, facilitando o on-boarding, quanto para a busca por produtos em catálogos.

atom

Gabriel Barbosa, country manager da Atom (crédito: divulgação)

“No caso de uma concessionária de seminovos, o consumidor pode mandar a foto de um carro e perguntar se tem daquele modelo em estoque. O agente de IA reconhece o modelo e responde. Se não tiver um veículo disponível, pode sugerir outro parecido”, exemplifica o executivo.

Sua plataforma também permite a criação de agentes de voz, que operam por telefone ou por WhatsApp Calling.

Produção, LLMs e modelo de negócios da Atom

Os clientes da Atom contam com apoio e consultoria técnica da empresa para usarem a sua plataforma na criação dos agentes. A Atom trabalha com diferentes LLMs, incluindo os da OpenAi, Google, Llama e Anthropic.

Seu modelo de negócios é por conversa. O plano inicial é de 5,5 mil conversas por mês, somando inbound e outbound. O pacote inclui o custo de mensagens da Meta e dos tokens. No caso de agentes de voz, a minutagem é cobrada à parte, com um pacote inicial de 500 minutos.

Nos primeiros 12 meses de operação no Brasil, a Atom espera ter entre seus clientes algumas das empresas do top 10 nacional nos setores automotivo e de ensino superior. E projeta a construção de pelo menos 200 agentes de IA com a sua plataforma no país nos próximos meses – incluindo neste número projetos que trabalhem com múltiplos agentes.

A ilustração no alto foi produzida por Mobile Time com IA

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!

E siga o canal do Mobile Time no WhatsApp!