O varejo mundial foi abastecido com 320,1 milhões de smartphones (sell-in) no terceiro trimestre deste ano, crescimento de 3% em comparação com o mesmo período do ano passado, informa a Omdia.
O bom desempenho foi puxado pela demanda em mercados emergentes. Em números absolutos, a maior contribuição veio da região da Ásia-Pacífico, que cresceu 5% e foi responsável pelo recebimento de pouco mais de 100 milhões de smartphones entre julho e setembro. Em termos proporcionais, os destaques foram a África e o Oriente Médio, que cresceram 25% e 18%, respectivamente. A América Latina ficou praticamente estável, com aumento de 1%, responsável por quase 40 milhões de unidades.
Enquanto isso, houve queda em mercados mais maduros como a América do Norte (-3%) e a China (-2%) – esta última, em razão do fim de alguns subsídios para o setor, explica relatório da Omdia.
Market share dos fabricantes
A Samsung se manteve na liderança, com envio de 60,6 milhões de smartphones no terceiro trimestre, ou 19% de share, mantendo o mesmo patamar de um ano atrás. Ela é seguida de perto pela Apple, que ocupa o segundo lugar, com 56,5 milhões de unidades enviadas ao varejo, ou 18% de share.
O top 5 é completado por Xiaomi (43,4 milhões, 14% de share), Transsion (28,6 milhões, 9%) e vivo (28,5 milhões, 9% de share).

Vale destacar a ascensão da Transsion, cujo volume de smartphones enviados ao varejo aumentou 12% em um ano. Foi o maior crescimento entre os cinco primeiros fabricantes. A título de curiosidade, a marca é a líder no mercado africano, que, embora seja ainda pequeno, é aquele que cresce mais rapidamente.
A ilustração no alto foi produzida por Mobile Time com IA

