O celular tornou-se o principal meio de finalização de compras do Brasil. É o que aponta uma pesquisa feita pela Octadesk, em que constatou-se que 78% dos respondentes fazem suas novas aquisições no smartphone. De acordo com o levantamento, o comércio online segue forte, com 88% dos entrevistados afirmando que adquirem algo online pelo menos uma vez por mês, enquanto 1/3 compra pela internet toda semana. A maioria (65%) informou que, no último ano, a frequência dessa ação aumentou e 59% acredita que esse movimento de alta deve continuar nos próximos 12 meses. Apesar disso, apenas 6% disseram que adquirem novos produtos apenas online.
Quanto aos horários, mais da metade dos brasileiros (54%) opta por comprar no período da noite e fora do horário comercial. Já em relação às vantagens de comprar online, os consumidores destacaram:
- Preços baixos: 61%;
- Praticidade: 58%;
- Promoções exclusivas: 51%;
- Facilidade para comparar preços: 48%;
- Maior variedade de produtos: 40%;
- Achar produtos que não encontram na própria cidade ou região: 37%;
- Formas de pagamento preferidas: 19%.
Além do celular
Com um novo protagonista nessas horas, 20% dos brasileiros revelaram que ainda fazem compras pelo computador e 2%, pelo tablet. A pesquisa mostra que os PCs e os notebooks passaram a ser utilizados em compras que precisam de telas maiores para detalhamento ou que exigem mais pesquisa. Aliás, quando se trata de levantar informações para uma aquisição, a maioria (59%) usa o Google, 50% buscam na plataforma que preferem comprar e 39% pesquisam em várias lojas que conhece.
A pesquisa da Octadesk (E-commerce Trends 2026) ouviu 2.008 consumidores online, com mais de 18 anos, que fizeram ao menos uma compra nos últimos seis meses.

