O iFood (Android, iOS) anunciou a aquisição da Advolve, empresa de inteligência artificial voltada para o marketing de performance. Com a compra, a companhia pretende acelerar e melhorar as soluções oferecidas pelo Ads. A companhia estima crescer cinco vezes até 2030 nesta vertical de anúncios e publicidade.
A arquitetura de IA da Advolve realiza testes simultâneos e ajusta automaticamente elementos criativos como textos, imagens e vídeos, direcionando o investimento para as peças com melhor desempenho. A parceria permitirá segmentar o público do aplicativo conforme os objetivos de cada marca e avaliar resultados por envio de campanha, de maneira dinâmica e em escala viabilizada pela IA.
A integração aprimora o modelo de closed loop, que acompanha todo o ciclo da campanha até a conversão em venda, oferecendo visibilidade completa sobre o retorno das ações publicitárias.
Lançado em 2021, o iFood Ads possui mais de 230 anunciantes nas categorias de restaurantes, supermercados, farmácias e pet shops. Os principais anunciantes registraram crescimento superior a 40% em receita.
O time da Advolve, assim como seus fundadores, João Sobreira, João Paulo Martins e Djary Veiga, continuam na empresa, que manterá suas operações atuais, assim como seus clientes.
Parceria antiga com iFood e Prosus
Em fevereiro deste ano a Prosus Ventures – braço global de investimentos em tecnologia da Prosus, controladora do iFood – aportou recursos na Advolve. De acordo com a empresa, o investimento foi motivado pelo potencial da startup e pelas sinergias identificadas com o ecossistema da gigante de delivery. Na sequência, iFood e Advolve iniciaram testes em menor escala na área de publicidade. Os resultados positivos, que geraram retorno incremental em vendas superior a quatro vezes o valor investido pelas marcas, levaram à decisão de aquisição pelo iFood.
Os valores e detalhes da transação não foram divulgados.
