O Grupo Portobello desenvolveu um aplicativo móvel para gerenciar a rotina diária dos seus vendedores. Batizado como PlayObras, ele foi desenhado para Android e iOS e consiste em uma evolução de uma outra solução que rodava até então com Salesforce.

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Daniel Rampazzo Mathias, CIO da Portobello Cerâmicas (Crédito: divulgação)

“Levamos para a mão da força de vendas, através do seu smartphone, toda a informação da Portobello”, diz Daniel Rampazzo Mathias, CIO da Portobello Cerâmicas, em conversa com Mobile Time.

O app procura guiar a rotina do vendedor, desde os leads que deve contactar naquele dia, até o fechamento do pedido, cobrindo todos os passos do funil de vendas. “Cada vendedor acorda e sabe quais leads tem para trabalhar e aonde estão. A rotina é estruturada para que ele vá até a obra, verifique os detalhes da construção e converse com as pessoas certas”, explica.

São vendas qualificadas, em que o vendedor conversa com engenheiros e arquitetos responsáveis pela obra. Ele precisa entender os detalhes técnicos do produto, como porosidade, brilho etc. Dentro do PlayObras, pode consultar essas informações assim como todo o histórico de cada cliente com a Portobello, pois o app está integrado ao CRM, ao ERP e a outros sistemas do grupo.

“A Portobello vende design através do porcelanato. O cliente não recebe apenas o piso, mas toda a qualidade e bem-estar que aquele produto oferece para a sua obra”, resume.

O PlayObras está disponível atualmente para cerca de 120 vendedores da vertical “engenharia”, que vende pisos e porcelanatos para grandes construtoras. O próximo passo é liberar seu uso para as forças de vendas de outras verticais. O app poderá ser baixado nas lojas de aplicativos, mas o acesso demandará o mesmo login e senha que o funcionário tem no sistema da companhia.

Portobello com IA generativa

Uma segunda versão do PlayObras está planejada para ser lançada em 2026. Sua novidade será a adição de um recurso de consulta conversacional, usando inteligência artificial generativa, orquestrando diferentes LLMs. Ou seja, o vendedor poderá optar por usar uma interface conversacional em vez de visual, na busca por informações durante seu processo de venda.

“Queremos trazer essa potência da IA para ajudar o vendedor. A ideia é eliminar o trabalho que ele tem de cadastrar e consultar, através de uma interface conversacional”, explica o executivo.

A Portobello já vem testando uma solução de IA generativa, batizada como Vera, mas que hoje está limitada a um grupo de executivos do alto escalão da companhia.

A imagem no alto foi produzida por Mobile Time com IA

 

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