A Claro e a TIM estão avançando nos testes de RCS em iPhones e programam o lançamento para o consumidor final entre o final de 2025 e o começo de 2026. O planejamento está da seguinte forma:
- A TIM está ativando o modal em piloto (beta), mas deve ser feito de forma manual pelo consumidor na área de configuração do Apple Mensagens. Após esse período de testes, a ativação do RCS será feita de forma automatizada.
- Por sua vez, a Claro deve ativar o RCS em iPhones até o final do primeiro trimestre 2026.
Depois de a Vivo ter se tornado a primeira operadora a trazer a plataforma de mensageria para os dispositivos da Apple em setembro, a partir do lançamento do sistema operacional iOS 26, as rivais também estão direcionando seus esforços para lançar a solução.
As duas operadoras foram procuradas para confirmar o planejamento do serviço de mensageria, mas não responderam.
Estratégia do RCS no Brasil
Durante o RCS XP, evento organizado pelo Grupo Ótima Digital na última semana, Kaio Marin, head de go to market do RCS no Google Brasil, afirmou que a chegada do serviço de mensagens às duas operadoras, em complemento a oferta da Vivo, totalizará uma base de até 185 milhões de dispositivos com a tecnologia – em um patamar similar ao WhatsApp. Atualmente, a quantidade de dispositivos aptos para trocas de mensagens no RCS no Brasil está próxima de 135 milhões.
Em alguns países da Europa e na América do Norte, o iOS é o sistema operacional móvel líder de mercado. Com isso, Marin explicou que o RCS se tornou um dos maiores canais do mundo de comunicação P2P (pessoa a pessoa) após a ativação automática das operadoras dessas duas regiões em substituição do SMS pelo RCS na comunicação entre usuários.
Vale lembrar que o RCS funciona em dispositivos Android a partir da versão 8.
Empresarial
No Brasil, a estratégia é difundir o RCS no modal A2P (empresa para pessoas ou RCS for Business no Google) para as companhias locais o combinarem com outros canais de contato com o cliente, como o WhatsApp. Atualmente, Marin explicou que o Brasil é o maior canal de RCS do mundo em faturamento, mas perde em volume de envios para a Índia. O mercado brasileiro tem 4,7 bilhões de mensagens mensais do RCS, informou o executivo do Google.
Para atrair mais empresas, o foco tem sido levar casos de uso de empresas de setores como viagens, cobrança, varejo e saúde, assim como abordar os diferenciais em relação ao SMS (métricas de desempenho, envio de mensagens enriquecidas de mídia, selo azul confirmando a identidade, por exemplo) e a redução dos custos ante o WhatsApp, como um case da Casas Bahia que reduziu significativamente o custo de aquisição por cliente.
Marin também mostrou uma agenda evolutiva do RCS for Business, como:
- A busca orgânica do Google trará um card para conversar com a marca via RCS, iniciando com Claro e Vivo, sendo que Claro é apenas para atender clientes e Vivo é para cliente e não clientes;
- A criação de um link do RCS (similar ao wa.me do WhatsApp) para uso de QR Codes e links que levem o usuário diretamente ao canal A2P de uma empresa para conversar;
- Criar busca paga do Google Ads para o RCS.
Importante lembrar, o Mapa do Ecossistema Brasileiros de Bots de 2025 publicado por Mobile Time no último mês de outubro revelou que um quarto das empresas desenvolvedoras de chatbots já criaram bots para o RCS, em comparação com 93% que já fizeram para WhatsApp e 75%, para páginas na web.
