A Emirates (Android, iOS) anunciou nesta segunda-feira, 17, uma parceria com a Starlink (Android, iOS) para oferecer Wi-Fi a bordo em toda sua frota de 232 aeronaves. A estratégia conta com a instalação de antenas para receber a conexão satelital em um cronograma que demorará dois anos para ser concluído.
A expectativa é que a instalação comece primeiro com os Boeing 777 ainda neste mês de novembro e dure até 2027. Em fevereiro de 2026, a empresa começa a implementação nos Airbus A380. A Emirates estima que serão 14 por mês que receberão o serviço até o final de 2027, sendo que serão três antenas nos Airbuses e duas antenas nos Boeings.
Com a tecnologia, os passageiros poderão desfrutar de conectividade wireless gratuita para jogar, trabalhar, fazer compras online (sem necessidade de sequer usar o status de associado ao programa de benefícios Skywards). A conectividade também permitirá a oferta de TV ao vivo aos passageiros, primeiro via dispositivos pessoais e depois nas telas dos assentos – este último a partir de dezembro de 2025.
Voo inaugural
A expectativa é que o primeiro voo comercial da companhia aérea com a tecnologia da Starlink aconteça no próximo dia 23 de novembro em um Boeing 777-300 ER saindo de Dubai, Emirados Árabes Unidos. Atualmente, este avião com a antena A6-EPF da Starlink está em exibição na feira Dubai Airshow. Após o fim do evento, a aeronave voltará a serviço e fará o voo inaugural com a conectividade satelital.
