A Emirates recebeu autorização da agência de controle de fronteiras dos Estados Unidos (Customs Border Protection, no original em inglês) para usar biometria facial na checagem do embarque de passageiros. Com a opção, as pessoas que voarem pela companhia aérea de Dubai para um dos 12 destinos nos EUA passarão pela autenticação.

A análise por biometria dura entre um e dois segundos. Instalado no balcão de embarque, o sistema da Emirates analisa a foto do passageiro, compara com o banco de dados da agência de controle norte-americana e confirma a identidade do passageiro.

Em alguns casos, a identidade da pessoa pode não ser encontrada no sistema, quando não há foto ou quando não viaja há muito tempo para os EUA. O passageiro que se encontrar nesta situação deve se dirigir ao balcão de atendimento no portão de embarque.

Os clientes também podem optar pela checagem manual. Testado em voos de Dubai para Nova Iorque e Los Angeles em julho e agosto deste ano, o sistema chegou a ter 100% de passageiros usando a autenticação facial em algumas viagens.

A expectativa é que o embarque biométrico seja adicionado aos 12 destinos até o final do ano. A Emirates afirmou que não armazena nenhum dado, uma vez que as fotos são gerenciadas pelo órgão de controle norte-americano.