A 99 (AndroidiOS) começou a liberar na última quarta-feira, 26, o relatório de direção para motociclistas associados à plataforma em todas as 3,3 mil cidades em que atua. A informação foi compartilhada por Maria Marcolan, gerente sênior da empresa de mobilidade urbana, durante a primeira edição do Movecomm, evento organizado por Mobile Time e Teletime, em São Paulo, nesta quinta-feira, 27.

A executiva explicou que o relatório foi testado primeiro com condutores no Rio de Janeiro e agora vai para o resto do país. Atualmente, a empresa tem 800 mil motociclistas cadastrados na plataforma em todo o Brasil.

Por meio do app do motociclista, a 99 capta dados de telemetria para entender o comportamento dos profissionais no trânsito, como aceleração brusca, frenagem brusca, mudança de faixa abrupta e curvas acentuadas. A partir desses dados, o app alerta o indivíduo sobre as ações e ao final de um mês dá um score.

Experiência da 99 no RJ

No Rio de Janeiro, a companhia realizou uma parceria com a CET-Rio e compartilha dados dos motociclistas desde outubro. De forma anonimizada e respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados, esses dados permitem à administração local colocar em prática um programa de monitoramento do comportamento de motociclista.

A ideia é expandir esse programa com outras localidades brasileiras, inclusive com compartilhamento de mais dados telemétricos e de comportamento.

Em paralelo, Marcolan confirmou que a 99 ampliará os pontos de apoio para os condutores associados na capital fluminense. Atualmente, a empresa tem um hub no bairro de Botafogo com pontos de hidratação, banheiro, cozinha com microondas e local para descanso.

A ideia é instalar novos pontos na Barra da Tijuca e no Maracanã.

Imagem principal, da esquerda para direita: Maria Marcolan, 99; Ivan Patriota, Google; Gustavo Balieiro, Bus2; Fransergio Vieira, Qualcomm (crédito: Henrique Medeiros/Mobile Time)

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!

E siga o canal do Mobile Time no WhatsApp!