Na América Latina, oito em cada dez adultos, ou 79% para ser exato, já utilizaram serviços de IA generativa. Brasil e Colômbia lideram na adoção dessa tecnologia na região: 84% dos brasileiros e 81% dos colombianos já a experimentaram. É o que revela nova edição do Termômetro Digital da América Latina, pesquisa realizada por Mobile Time e Blend/HSR em cinco países da região: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e México.
O Brasil lidera também em frequência de uso dessa tecnologia. 46% dos brasileiros afirmam que usam serviços de IA generativa todo dia ou quase todo dia. Novamente, a Colômbia aparece na vice-liderança, com 38%. Chile (34%), Argentina (33%) e México (32%) estão tecnicamente empatados nesse quesito.
O ChatGPT é o serviço de IA generativa mais popular na América Latina, utilizado por 67% da população, seguido pelo Gemini (29%) e pela Meta AI (11%), considerando as médias dos cinco países pesquisados.
A Argentina é o país com a maior proporção de usuários do ChatGPT (73%), enquanto o México é aquele com a menor (64%).
O mercado que mais utiliza o Gemini é o Chile (33%), e o que menos utiliza é a Argentina (23%).
A Meta AI tem mais popularidade no México, com 17% de penetração, e sua menor popularidade está no Brasil, com 6%, o que não deixa de ser surpreendente, haja vista a alta penetração do WhatsApp no país.
Dentre os outros serviços de IA citados pelos entrevistados, o melhor resultado foi o do DeepSeek na Colômbia, usado por 4% da população, seguido pelo Grok na Argentina, com 3%.

Fonte: Termômetro Digital da América Latina- IA Generativa
IA generativa na América Latina: recorte por idade
O ChatGPT é mais forte entre os jovens latino-americanos da geração Z, mas vai perdendo popularidade no público conforme aumenta a idade. No Gemini é o inverso: a proporção de usuários vai crescendo junto com a idade do público. No Brasil, por exemplo, o ChatGPT é usado por 84% dos Zoomers; 65% dos Millennials; e 44% das pessoas das gerações X e Baby Boomers. Enquanto isso, o Gemini é usado por 16% dos Zoomers brasileiros; 35% dos Millennials; e 51% das gerações X e Baby Boomers, ultrapassando o ChatGPT nestas últimas.
Foram entrevistadas 5.059 pessoas, distribuídas entre os cinco países pesquisados, entre os meses de julho e agosto. O Termômetro Digital da América Latina sobre IA generativa está disponível para download gratuito aqui.

Capa do relatório
A imagem no topo foi produzida por Mobile Time com IA

