A MediaTek espera chegar ao final de 2026 com mais de 50% de market share na América Latina de chipsets para smartphones, em especial para fabricantes como Samsung, Motorola e Xiaomi, um feito alcançado no terceiro trimestre de 2025 quando saltaram 47% para 52%.
Em conversa com Mobile Time nesta segunda-feira, 8, o vice-presidente adjunto de vendas e desenvolvimento de negócios para as regiões das Américas e da Europa da empresa, Russ Mestechkin, afirmou que esperam superar a proporção de “dois para um” em relação ao concorrente mais próximo.
De acordo com o executivo, a MediaTek completou no terceiro trimestre de 2025 seis anos de liderança consecutiva na América Latina. Em alguns mercados, como a Colômbia, a empresa de semicondutores ultrapassa 61% de fatia de mercado.
No Brasil, a alta foi de dez pontos percentuais, de 39% para 49%.
Estratégia
Um dos motivos que contribuem para a alta nas vendas é o comportamento latino-americano em países que o consumidor está partindo para o segundo dispositivo ou até terceiro smartphone, em especial no Caribe e América Central: “Seis anos atrás, as pessoas nessas regiões estavam comprando seus primeiros smartphones. Agora, sabem o que é um smartphone, mas não aceitam comprar um dispositivo por U$ 1 mil”, disse.
“As pessoas não estão comprando apenas algo pela tela, mas estão realmente interessadas em (entender) como um smartphone funciona. Isso é ótimo para nós, porque não queremos vender apenas o (device) mais barato possível. Queremos vender aquilo em que investimos no desenvolvimento, a tecnologia mais recente. Então, isso é importante para nós e faz sentido do ponto de vista comercial”, disse.
Outra fonte de incremento nas vendas da MediaTek e seus parceiros é a transição de usuários com handsets 4G para 5G e migração de consumidores para dispositivos mais potentes e de melhor qualidade.
Imagem principal: Russ Mestechkin, vice-presidente adjunto de vendas e desenvolvimento de negócios para as regiões das Américas e da Europa na MediaTek (divugação)
