O Nubank (Android, iOS) lançou ferramenta de gerenciamento de assinaturas para que o cliente centralize em um ambiente suas cobranças recorrentes. Entre outubro de 2024 e o mesmo mês de 2025, aproximadamente 21 milhões de clientes reportaram ter alguma assinatura ativa, resultando em um gasto acumulado de R$ 24 bilhões, que totalizaram 627 milhões de transações registradas no período.

Ferramenta de gerenciamento de assinaturas do Nubank será liberada gradualmente para sua base de clientes. Foto: divulgação
O gasto médio mensal por pessoa em assinaturas recorrentes com o banco foi de R$ 92 e R$ 38 de tíquete médio por transação.
Entre os meios de pagamento mais usados estão o cartão de crédito, débito e Pix. As principais categorias dos serviços de assinaturas são: serviços de streaming, telecomunicações, bem-estar, academia, plano de saúde, ensino a distância e games.
Com a funcionalidade de gerenciamento de assinaturas, os clientes Nubank terão uma visão simplificada dos seus compromissos financeiros e podem consultar: o valor de cada assinatura, o histórico recente de cobranças, a previsão das próximas faturas e identificar qual cartão está vinculado a cada serviço — seja ele virtual, adicional ou físico — facilitando ações como bloquear, substituir ou reutilizar o cartão.
O recurso permite ainda personalizações, como ocultar assinaturas, ajustar a frequência das cobranças e enviar feedbacks para aprimorar a precisão dos registros.
A funcionalidade está sendo liberada de forma gradual para a base de clientes do Nubank. Em breve, ela será possível encontrá-la acessando “Minhas Assinaturas”, na seção de cartão de crédito do app.
