Otimização. Essa é a palavra de ordem do mundo moderno, dentro e fora das empresas. Nas organizações, otimizar também significa utilizar um dispositivo como serviço e não como um bem, dentro do conceito DaaS, acrônimo para Device as a Service. Isso elimina a necessidade das empresas de investirem em infraestrutura física, pagando apenas pelo uso das ferramentas, sem ter a posse delas.

De acordo com previsões do Gartner, o número de usuários de DaaS deve crescer 150% até 2023, considerando um mapeamento desde 2020. O que tenho notado é que esse crescimento, sem dúvida, tem sido muito impulsionado pelo movimento da pandemia, que obrigou organizações de todos os portes e segmentos, ao redor do mundo, permitir que os colaboradores com funções elegíveis ao home office trabalhassem de maneira distribuída.

No entanto, para que o DaaS seja eficiente, sua aquisição não deve ter como base apenas a redução de custo. É preciso ter uma visão mais ampla e estratégica. Afinal, quando bem configurada por um parceiro de tecnologia especializado, a solução tem o poder de beneficiar o negócio. Abaixo listo quatro motivos para aderir ao DaaS:

1. Aumento de produtividade

Com os colaboradores podendo operar e acessar informações a qualquer hora e de qualquer lugar, sua equipe, certamente, terá um dia a dia mais eficiente. Tudo com garantia de disponibilidade, flexibilidade e escalabilidade do ambiente virtual. A possibilidade de suporte remoto também auxilia muito nesse sentido.

2. Otimização de investimentos

Além de não paralisar recursos financeiros em bens, ao contratar uma solução de tecnologia como serviço, a organização tende a economizar com manutenção, atualização, reparo e armazenamento das ferramentas. Mas, claro, se essas condições estiverem bem negociadas no contrato de prestação de serviço.

3. Alinhamento da infraestrutura ao momento do negócio

Ao contratar uma solução de tecnologia como serviço, a organização tem a oportunidade de aumentar ou reduzir o seu acesso à ferramenta e às suas funcionalidades de maneira bastante rápida, de acordo com a sazonalidade do negócio. Trata-se de uma flexibilidade extremamente importante, considerando os períodos mais desafiadores do mercado, que, muitas vezes, chegam sem avisar.

4. Segurança

Um projeto de DaaS eficiente prevê que os usuários trafeguem com segurança pelo ambiente virtual, acessando e compartilhando informações o mais longe possível das ameaças cibernéticas e das ações dos cibercriminosos. Em um ambiente bem protegido, os dados são armazenados em um data center seguro e certas informações são acessadas apenas por pessoas autorizadas e possíveis colaboradores desligados da companhia perdem seus acessos ao ambiente de maneira automática.

Na minha visão, o DaaS é um conceito que veio para apoiar as organizações interessadas em se manterem alinhadas aos movimentos do competitivo mundo corporativo. Mais do que uma oportunidade de otimização de custo ou uma ferramenta, soluções “as a service” fazem parte das estratégias de organizações que não têm medo de mudança e, por essa razão, buscam estar preparadas para o que está por vir.