O cenário empresarial está testemunhando uma evolução contínua à medida que a tecnologia avança e as demandas dos clientes se tornam mais complexas. De acordo com o relatório The Future of Jobs, produzido e divulgado em 2023 pelo Fórum Econômico Mundial, sete a cada dez empresas devem implementar a inteligência artificial até 2027. Nesse contexto, duas tendências estão emergindo como possíveis catalisadores para aprimorar ainda mais o mundo dos negócios: vertical AI e AI Apps. Ambas visam atender às crescentes expectativas dos usuários finais que buscam soluções de tecnologia altamente especializadas e adaptadas às suas necessidades precisas. 

Como essas tendências estão mudando o cenário empresarial?

O conceito de vertical AI refere-se à criação de plataformas de IA altamente especializadas para atender às necessidades específicas de cada setor. Essas soluções são desenvolvidas com base em modelos de IA que foram treinados exclusivamente em conjuntos de dados pertinentes ao setor em questão. A abordagem vertical da inteligência artificial permite que as empresas obtenham insights e soluções altamente precisas e relevantes, impulsionando a eficiência e a satisfação do cliente.

Ao adotar a IA vertical, as empresas podem melhorar a automação de fluxos de trabalho e a personalização. No setor de serviços de atendimento ao cliente, por exemplo, a solução pode entender as necessidades e preferências individuais dos clientes, proporcionando interações mais significativas e solucionando problemas de maneira eficaz. Da mesma forma, na indústria de saúde, a IA vertical pode acelerar o diagnóstico e o tratamento, fornecendo insights detalhados baseados em dados médicos específicos para cada paciente.

Modelos e infraestrutura fundamentais estão permitindo uma explosão de aplicativos de negócios de IA. Esses aplicativos, baseados em inteligência artificial, podem ser usados por qualquer usuário final, em qualquer setor, para realizar uma série de tarefas. A IA vertical fornece a base especializada para criar soluções de IA altamente personalizadas para setores específicos, enquanto os AI Apps se beneficiam dessa especialização para oferecer soluções de IA ágeis e acessíveis para diversos contextos empresariais. 

Ambas as abordagens visam atender às demandas de usuários finais cada vez mais exigentes em relação a produtos de tecnologia superior, proporcionando soluções de IA altamente eficazes e adaptadas às necessidades específicas de cada setor. A IA pode servir como uma ferramenta poderosa em um mercado vertical, porque é uma nova tecnologia à qual compradores e usuários são receptivos, e os recursos baseados em IA podem fornecer automação, o que agrega valor rapidamente.

AI Apps: democratizando o acesso à IA

Enquanto a IA tradicional muitas vezes exige investimentos substanciais em infraestrutura e recursos especializados, a tendência dos AI Apps está mudando essa dinâmica. A solução busca democratizar o acesso à tecnologia, facilitando a sua incorporação em diversas aplicações e processos empresariais. Essas soluções ágeis permitem que as empresas personalizem suas ferramentas de IA de acordo com necessidades subjetivas.

Com o surgimento dos AI Apps, as empresas podem experimentar e adotar soluções de IA de maneira mais rápida e eficiente, o que permite que as organizações implementem a IA em diferentes áreas de suas operações, impulsionando a inovação e a competitividade. Além disso, os AI Apps possibilitam a colaboração entre especialistas de negócios e profissionais de IA, garantindo que as soluções atendam precisamente aos fluxos de trabalho específicos de cada setor.

Os AI Apps também estão surgindo em várias indústrias, além de aproveitar a nova tecnologia da IA para fornecer automação e valor rapidamente. A integração de funcionalidades de IA por líderes de SaaS verticais também é uma tendência importante. As empresas líderes em SaaS com foco vertical têm a vantagem de distribuição e relacionamentos com clientes preexistentes. Ao incorporar com sucesso recursos e funcionalidades de IA em suas plataformas, esses líderes podem manter sua posição de destaque no mercado.

Os AI Apps estão desempenhando um papel crucial na evolução da categoria de IA, ao democratizar o acesso à tecnologia e fornecer soluções altamente especializadas e adaptadas às necessidades dos usuários finais. Enquanto a Vertical AI também oferece soluções especializadas, são os AI Apps que estão moldando a próxima fase da transformação digital, trazendo agilidade e eficiência para as operações empresariais em diversos setores.