A nova era da conectividade já chegou e o primeiro benefício mais fácil de ser notado é a velocidade. As redes 5G na Coreia do Sul e Suíça já estão 100 vezes mais rápidas que as conexões móveis anteriores, baseadas no 4G. Mas o impacto mais interessante das novas eras de conectividade é como elas podem impulsionar a inovação de formas imprevisíveis.

Um exemplo muito próximo das pessoas são as mídias sociais. Antes do 4G, seria inimaginável a existência do Instagram e todas as suas funcionalidades, além da grande popularidade do YouTube e outras mídias, que hoje giram bilhões de dólares em todo o mundo.

É diante desta perspectiva imprevisível e do poder do 5G em habilitar novas possibilidades na telefonia móvel, Internet das Coisas, Cloud e Inteligência Artificial, entre outros, que uma nova economia também nascerá. O Global Industry Vision (GIV), estudo feito pela Huawei, diante deste cenário, prevê que a Economia Digital, até 2025, movimentará US$ 23 trilhões. Além disso, espera-se que quantidade de dados por usuário 5G chegue aos 70GB, impulsionando um crescimento da receita das operadoras em até 20% (2025 vs. 2018)

A movimentação já começou. O 5G já está mudando indústrias pelo mundo, como a pesqueira, na Noruega, por exemplo, desde 2018. As criações ficam em regiões remotas, onde era necessário um monitoramento in loco da saúde dos peixes. Então, em vez do deslocamento em um lugar de temperaturas muito baixas, entraram em ação câmeras de vídeo com imagem 4K conectadas via rede 5G, deixando os monitores em seus escritórios e permitindo que a AI analise a saúde dos peixes. Os resultados: 5% no aumento dos índices de sobrevivência dos peixes e uma economia de até US$ 150 milhões em custos operacionais.

O 5G traz três grandes vantagens: maior velocidade da conexão (até 100 vezes mais), maior quantidade de SIM cards por célula, suportando até 1M de devices por Km2 (demanda que aumentará com a Internet das Coisas, pois teremos chips em nossos eletrodomésticos e várias outras possibilidades) e uma menor latência (menor tempo de resposta de um serviço como, por exemplo, possibilitar carros conectados autônomos), podendo atingir mínimos de 0.5ms.

No caso do Brasil, o 5G pode trazer diversos benefícios. Além dos mais óbvios, que é levar uma conectividade mais rápida para os grandes centros urbanos ou até mesmo a inclusão digital para zonas rurais remotas, há o impacto socioeconômico. O aumento do número de SIM cards e a capacidade de conectá-los também pode mudar panoramas mais profundos no campo e nas cidades.

Nos campos, vacas conectadas poderiam ser monitoradas com AI, assim como os salmões da Noruega – e sabemos o quanto o agronegócio é importante para o Brasil. Nas cidades, a adição dos SIM cards às câmeras de segurança pode ser o início de uma era de cidades inteligentes no Brasil. Agora com “cérebros” na nuvem, as câmeras não só seriam capazes de identificar placas de carros, mas também criminosos, além de também poderem prevenir proporções maiores de desastres, como incêndios.

Este é apenas um pequeno panorama de tudo o que o 5G pode trazer. Muito além de smartphones conectados à internet instantaneamente, ele irá revolucionar indústrias, inovar modelos de negócios e gerar receitas importantes para quem adotar este padrão o quanto antes.