Você sabia que, de acordo com um estudo de Dr. David Lewis, da Universidade de Sussex, ler por apenas SEIS minutos pode reduzir os níveis de estresse em até 68%?
No mesmo estudo, a leitura foi a atividade mais efetiva para a redução do estresse, seguida de:
– 61% escutar música.
– 54% tomar uma xícara de chá.
– 42% sair para uma caminhada.
– 21% jogar algum vídeo game.
E, considerando que no Brasil dois a cada três brasileiros são influenciados negativamente pelo estresse (People at Work 2023), a leitura se torna um grande aliado! Além dos benefícios do estresse, conseguir manter esses seis minutos diariamente também é uma maneira de criar o hábito de leitura. Com essa consistência, são três horas de leitura no final do mês!
Estamos falando da mídia mais perene da história da raça humana. Nenhuma mídia até hoje resistiu tão bravamente ao surgimento de muitas outras possibilidades de consumo de informação e entretenimento quanto o livro. O livro é resiliente!
Além de ter sido uma das primeiras maneiras de disseminar conhecimento e registrar nossa história como seres humanos, o livro permaneceu e segue firme como uma maneira eficiente de se informar, aprender ou se entreter. Alguns podem dizer que ela não é a mídia mais sexy que existe hoje, que a música embala muito mais nossas vidas e que o vídeo é onipresente e onipotente… na TV ou no celular.
Mas é verdade que o livro sempre esteve ali, presente e mudando a vida de muita gente. Quem já não ouviu alguém dizer: esse livro mudou a minha vida. Porque muda mesmo. O problema é que o livro perdeu capacidade de chegar: nos outros, nas cidades, nos lugares distantes onde a logística não existe e não entrega. Isso é uma verdade dolorida em um país continental e desigual como o nosso.
Mas também é verdade que a internet e os smartphones têm o poder de transformar isso… e estão transformando. Você sabia que a maior parte dos livros digitais são lidos no celular? É o que afirma uma pesquisa recente da CBL (Câmara Brasileira do Livro) com a Nielsen. Ou seja, nós aqui na indústria que mais tem o celular como ferramenta de vendas, negócios, estratégia e operação, podemos – e estamos sendo – grandes vetores de entrega de conhecimento e informação.
Não quero que este texto seja um jabá do Skeelo, mas preciso provar que isso é verdade com números. Apenas em 2024, já tivemos mais de 159 milhões de minutos consumidos em livros no nosso app.
Os números do Skeelo fazem a gente acreditar que o livro está vivo… e muito! Que não é desinteresse, é falta de acesso. Que não é o fim do livro, é o fim da falta de livros, porque com um celular na mão, todo mundo pode ter uma biblioteca!
Além disso, seis minutos por dia podem mudar uma vida, te tirar de um momento de estresse para uma história que te faça rir. Pode tornar sua espera na fila um momento de aprender algo novo para sua carreira… esse é o poder do livro. Nada contra rolar o feed da rede social, mas você já percebeu que ao invés de te nutrir, essa atividade te esgota ainda mais? O livro não, o livro alimenta.
Quer um outro dado pra te mostrar que o livro está muito vivo? Em algumas semanas vai acontecer a Bienal do Livro de São Paulo. São 10 dias de evento, com público esperado de mais de 700 mil pessoas, que tem como protagonista: o livro.
São milhares e milhares de pessoas descobrindo novas histórias, conhecendo seus autores favoritos, encontrando e formando amigos em torno do livro. E não é só diversão, tem muito business acontecendo ali!
O Skeelo é patrocinador oficial do evento e se você quiser conhecer mais do que eu estou escrevendo aqui, é só aparecer no nosso stand, que eu vou ter o maior prazer em te contar mais desse mundo! A Bienal acontece entre os dias 6 e 15 de Setembro, no Anhembi em São Paulo.
E aí, já leu seus 6 minutos hoje?