A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) anunciou nesta terça-feira, 8, que a partir de julho será implantado no campus da faculdade o projeto piloto do aplicativo EducaSaúde, uma plataforma destinada ao acompanhamento e à prevenção, em tempo real, da pandemia de Covid-19 em comunidades escolares. A ferramenta foi idealizada e desenvolvida pela universidade em parceria com o Ministério Público do Trabalho.

O EducaSaúde vai monitorar informações fornecidas por estudantes, pais, docentes, funcionários e gestores sobre o estado de saúde de todos da instituição de ensino, o que possibilitará a identificação de casos suspeitos ou confirmados do novo coronavírus.

Segundo os idealizadores, esta é a primeira plataforma que disponibilizará, em tempo real, de forma integrada com os órgãos de monitoramento, informações precisas que possibilitam não só o acompanhamento, como também a prevenção da transmissão da doença. A tecnologia do aplicativo será cedida gratuitamente aos interessados e poderá também ser customizada sem ônus.