A Udemy (Android, iOS) vem registrando aumento de inscritos em cursos em sua plataforma de educação a distância durante a crise do novo coronavírus. De acordo com a companhia, o número de matrículas desde o começo da crise aumentou 425% no mundo e 95% no Brasil, se comparado entre 11 de março e 21 dias antes das demandas de distanciamento social em cada país.

“O nosso modelo (de negócios) não foi muito exposto, pois a pessoa não saiu de casa. O EAD é visto por muitos como uma maneira de sair a crise”, explicou Sergio Agudo, diretor de negócios da Udemy na América Latina. “O que acontece é uma aceleração de processo que não era aceito em indústrias tradicionais. Você vê uma mudança radical na educação também, como plataformas, sistemas, maneiras de avaliar, e a própria cabeça do professor. Mas não acontece só na educação”.

Considerando apenas o Brasil, os cursos que mais tiveram incremento em inscrições foram marketing para Instagram (103%), edição de vídeo (102%) e desenho (84%). O grande atrativo para o aumento da plataforma, além do distanciamento social, é o fato de que a Udemy disponibilizou 670 cursos gratuitamente para os usuários, em parceria com instrutores de destaque da plataforma. Desses cursos, 140 estão disponíveis em português, inclusive de desenvolvedor Android.

Sobre a diferença entre matrículas de cursos pagos e cursos gratuitos, a empresa informou que “podemos tirar pelo número de matrículas ter crescido no geral que o número de matrículas em cursos grátis também deve ter crescido, mas não temos dados específicos sobre isso”.

Udemy for Business

Outra área que apresentou crescimento global foi a divisão de negócios B2B da edtech, o Udemy for Business. A companhia registrou um aumento de 80% na utilização do EaD por profissionais de empresas, na comparação com os 21 dias que antecederam o distanciamento social. Das categorias de cursos mais procuradas pelos profissionais estão: teletrabalho (21.598%); equipes virtuais (1.523%); tomada de decisões (277%), autodisciplina (237%) e gestão do estresse (235%).