A capa deslizante permitia atender e encerrar ligações sem precisar utilizar botões (Crédito: divulgação)

Quando foi lançado, em 1996, o Nokia 8110 era um dos aparelhos mais modernos da época. Por isso, foi utilizado em Matrix, lançado em 1999, para retratar a realidade em um futuro do ano de 2199. Seu vanguardismo era por conta de um bom motivo: foi o primeiro celular a adotar o formato “slider”, que se popularizou nos anos seguintes. Com o tamanho mais compacto e leve do mercado naquele momento, 152 gramas e 25 milímetros de espessura, foi desenvolvido com foco no público de negócios.

Uma capa na parte da frente podia ser deslizada para revelar o teclado alfanumérico. Além de proteger essa parte do aparelho, o movimento de abrir e fechar o celular permitia atender ligações rapidamente, assim como encerrar, sem precisar clicar em nenhum botão. O microfone ficava embutido na parte de baixo dessa proteção, mais próximo da boca, quando aberta. A curvatura proeminente, quando a capa estava deslizada, fazia com que o celular tomasse um formato de banana, por isso foi apelidado de “banana phone“, além de ser conhecido por “Matrix phone”, devido à sua aparição no filme.

O 8110 foi o primeiro celular da Nokia a ter uma tela gráfica monocromática LCD, que comportava até quatro linhas de texto, número e símbolos. A interface gráfica permitia a exibição de símbolos de idiomas asiáticos. O celular tinha suporte para 15 línguas e outros recursos comuns na época, como envio e recebimento de SMS. Com a tela inovadora, o tamanho do texto também podia ser configurado.

O modelo utilizado em Matrix é um pouco diferente do que foi comercializado mundialmente. Para parecer mais moderno, o sistema de deslizamento da capa era automático, por mola, ativado ao se clicar em um botão. A Nokia adicionou posteriormente esse sistema no 7110, lançado no mesmo ano do filme, 1999. 

Em 2018, quase 20 anos depois do lançamento do Nokia 8110, foi introduzida uma versão atual do clássico celular. O Nokia 8110 4G, com suporte para rede celular, tem o formato muito parecido com o de seu antecessor, mas tecnologias recentes. É possível utilizar WhatsApp, Twitter, Google, YouTube, Instagram e outros apps. A ultima atualização do seu sistema operacional KaiOS foi em 2019.