Infraestrutura

Ilustração: Cecília Marins

A Integrated Digital Enhanced Network (iDEN) foi uma tecnologia móvel sem fio desenvolvida pela Motorola e introduzida em 1993. Ela combinava os recursos de um celular, rádio bidirecional, pager alfanumérico e modem de dados e fax. O primeiro handset comercial iDEN a ser lançado foi o Motorola L3000, em 1994.

Baseada na arquitetura TDMA, a iDEN operava nas bandas de 800MHz, 900MHz e 1,5GHz. Mais usuários podiam ser colocados em único espaço do espectro, comparado com celulares analógicos e rádios bidirecionais, utilizando-se compressão da fala. Dessa forma, o principal diferencial da iDEN era a função Push-To-Talk (PTT) integrada, que ficou famosa pela Nextel, aqui no Brasil. O celular basicamente virava um walkie-talkie, e era possível fazer ligações privadas e em grupo de três a seis pessoas.

Comparado com PTT tradicional, a iDEN permitia uma cobertura substancialmente maior de rede. Outras vantagens incluíam uma qualidade melhor da ligação, suporte para SMS, voicemail e transferência de dados, de Internet e intranet. Celulares iDEN utilizam SIMcards parecidos com o de GSM, mas incompatíveis com esse padrão.

Países como Estados Unidos, Brasil, Canadá, Colômbia, Israel, Singapura, Arábia Saudita, El Salvador e Guatemala tiveram suas redes iDEN, mas a maioria foi descontinuada. A colombiana Avantel, por exemplo, desativou seu serviço no fim de 2021. No Brasil, a Nextel encerrou sua rede em 2018.