O Bounce (Android, iOS) foi um jogo lançado em 2001, pela Nokia, com tecnologia 2D. O game tinha como desafio controlar uma bola vermelha, que precisava superar obstáculos, como argolas e espinhos, um enredo bastante semelhante aos jogos de videogame que eram uma febre da época, como Mario Bros. e Sonic. Embora soe esquisito o personagem do jogo ser uma bola, ela começou a ganhar um rosto bastante amigável, além de se tornar uma espécie de mascote da Nokia.

Bounce

Personagem de Bounce. Reprodução/Nokia Bounce/Fandom

Além dessas semelhanças, as telas também mudavam conforme o avanço de fase. No nível 3, por exemplo, partes aquáticas começavam a surgir, permitindo boiar com a bola vermelha, que poderia aumentar de tamanho ao tocar um espinho esverdeado. Quando abaixo do nível d’água, ela era capaz de grudar nos blocos mais altos, voltando a flutuar. 

Mas se a questão era voltar ao tamanho original, era preciso esbarrar em outro espinho, mas de tom vermelho. Também existiam outros espinhos para ganhar diferentes poderes, como velocidade e até antigravidade, e não parava por aí. 

Difícil, mas com truques

Quem começava a jogar tinha um desafio: o número de vidas – inicialmente três –, representado com bolinhas também vermelhas no canto inferior da tela, que desapareciam com facilidade. Isso porque a cada argola perdida, uma vida era perdida. Embora houvesse esperanças: ao coletar bolinhas de cor azul claro, o player recuperava as vermelhas, podendo acumular até cinco vidas.

E feliz era o principiante que sabia de algumas “trapaças”. O game contava com códigos para desbloquear benefícios de grande ajuda. Um deles, ao apertar a sequência  787898, a bola ganhava vida infinita, mas com o 787899 novos truques eram desbloqueados, podendo ser acionados pelos dígitos 3, 5 # e 7, que respectivamente eram: voltar à fase anterior, subir de nível, voar e aumentar o grau de dificuldade.

Evolução do Bounce

A primeira versão foi disponibilizada para download para os modelos 60 e 80 da Nokia, compatíveis com o sistema Symbian OS, enquanto o Nokia 9210 Communicator e outros da família 40 já tinham o Bounce instalado.

Com o sucesso, a fabricante lançou o Bounce Back (2004) e, posteriormente, fez parceria com a Rovio Entertainment – sim, aquela do Angry Birds –, que desenvolveu as versões subsequentes: Bounce Boing Voyage e Bounce Touch (2008), além do Bounce Boing Battle (2010), que ganharam novas fases e o formato 3D.

Os mais saudosistas podem encontrar o game pelas lojas do aplicativo no formato original, embora as facilidades de antes provavelmente não sejam disponibilizadas.

Imagem: versão do Bounce disponível na Play Store.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!

Siga o canal do Mobile Time no WhatsApp!

As ilustrações das matérias são produzidas por Mobile Time com IA